Taça Rio

Herrera cobra três pênaltis, faz dois, e Bota vence outra

Com gols de Herrera e habilidade de Caio, Glorioso faz 2 a 1, treinador completa 100 jogos pelo clube e equipe assume liderança do Grupo B.

GloboEsporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h58

RIO DE JANEIRO - Em dia de festa para o “papai”, os filhos não decepcionaram e deram mais uma vitória como presente. No jogo em que completou 100 partidas no comando do Botafogo, Joel Santana ganhou de presente o triunfo por 2 a 1, de virada, sobre o Duque de Caxias, nesta quinta-feira, no Engenhão, pela segunda rodada da Taça Rio. Estiveram ausentes, no entanto, muitos convidados para a festa. Mesmo com rodada dupla, apenas 2.248 torcedores pagaram ingresso.

Herrera, com dois gols de pênaltis, foi o artilheiro da noite, mas, como de costume, quem roubou a cena foi o jovem Caio. O talismã, substituto de “Loco” Abreu, que ficou no banco após participar de amistoso pelo Uruguai, deu um show de habilidade no segundo tempo, sofreu dois pênaltis e provocou mais uma expulsão. Marcelo, no início do jogo, abriu o placar.

Com o resultado, o Botafogo assumiu a liderança do Grupo B do segundo turno. O Glorioso chegou aos mesmos seis pontos do Vasco, aos mesmos três gols de saldo, mas leva vantagem nos gols marcados: 5 a 4. Já o Duque de Caxias, com três pontos, é o penúltimo do Grupo A.

Bota massacra em primeiro tempo empatado

Mesmo com o prestígio nas alturas, o salão de festas para a comemoração do centésimo jogo de Joel Santana no comando do Botafogo estava vazio. Para piorar, o convidado esteve longe de se mostrar preocupado em presentear o dono da casa. Fechadinho na defesa e eficiente nos contra-ataques, o Duque de Caxias assustou já nos minutos iniciais.

Se o primeiro lance de perigo foi do Glorioso, após cruzamento de Herrera em que Marcelo Cordeiro chegou atrasado, o golpe certeiro foi do time da baixada. Aos nove, Leandro Teixeira avançou com liberdade pelo meio e arriscou de longe. Jefferson saltou e afastou para escanteio.

Na sequência da jogada, porém, os visitantes abriram o placar em lance inusitado. Depois da cobrança do tiro de canto, Tinoco dividiu pelo alto com Leandro Guerreiro, o restante da zaga alvinegra ficou parado, e Marcelo desviou com o biquinho da chuteira, por cima de Jefferson, para fazer o gol.

Era o que o time da Baixada queria para se fechar ainda mais na defesa e dar início ao bombardeio do Botafogo. Aos 13, Marcelo Cordeiro cobrou falta, a zaga do Duque tentou fazer linha de impedimento e Herrera, livre, cabeceou na trave. Um minuto depois, o lateral-esquerdo novamente apareceu bem. Ele tentou fazer um golaço por cobertura, mas errou o alvo.

E o Botafogo não desistia. Aos 18, Lucio Flavio limpou a jogada na entrada da área e chutou fraco para a defesa de Getúlio Vargas. Aos 24, foi a vez de Fábio Ferreira atacar de lateral pela direita e cruzar bonito. Marlon voou e, com um leve toque, impediu a conclusão de Caio.

Rodando a bola de um lado para o outro, a equipe de Joel Santana se mantinha no ataque, e a recompensa chegou aos 37. Herrera foi mais veloz que Tinoco, que perdeu o tempo da bola ao tentar cortar o cruzamento e derrubou o argentino. Pênalti cobrado com força pelo próprio atacante no canto direito de Getúlio Vargas: 1 a 1.

Com a igualdade, o Botafogo seguiu no campo ofensivo. Aos 43, Herrera cruzou para Caio no segundo pau, mas o talismã cabeceou por cima do gol. Destaque da primeira etapa, o argentino apareceu bem mais uma vez no último minuto da primeira etapa, quando desviou de letra cruzamento da esquerda e quase marcou um golaço.

Caio é o destaque do segundo tempo

A avalanche alvinegra continuou intensa na segunda etapa. Pouco efetivo nos 45 minutos iniciais, Caio, herdou a vaga de “Loco” Abreu, resolveu chamar o jogo para si. Logo no segundo minuto, o jovem invadiu a área e foi derrubado por Marlon. Mais um pênalti marcado. Como na primeira vez, Herrera assumiu a cobrança, mas dessa vez não foi feliz e isolou.

Nada que não pudesse ser resolvido por...Caio. Endiabrado, ele recebeu no mano a mano com Mayaro aos oito, invadiu a área e foi deslocado. Terceiro pênalti para o Botafogo. Dessa vez, Herrera cobrou com precisão e marcou o quinto gol dele no Carioca.

Em desvantagem, o Duque de Caxias finalmente voltou a buscar o ataque. Entretanto, as jogadas de perigo ficaram restritas aos chutes de longe. Aos 11, Júnior arriscou em cobrança de falta e Jefferson defendeu firme no meio. Também em jogada de bola parada, Wellington, após escanteio, quase ampliou aos 20, com uma cabeçada que tirou tinta da trave.

Foi quando Caio voltou a monopolizar as atenções no gramado do Engenhão. Aos 29, ele recebeu de Somália, invadiu a área e tentou encobrir Getúlio Vargas, que fez a defesa. Em seguida, Marcelo Cordeiro e Fahel também desperdiçaram boas oportunidades na frente do goleiro.

Aos 33, Caio deixou Mayaro na saudade no meio-campo e recebeu falta dura do volante, que foi expulso. A pancada não intimidou o talismã, que fez linda jogada individual no minuto seguinte, deixou a zaga rival para trás, mas tocou por cima do gol.

Sem outra opção, o Duque de Caxias resolveu se mandar para o ataque, pressionou na base da bola aérea, mas não conseguiu impedir mais uma noite de festa de Joel Santana no comando do Glorioso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.