Escândalo

Caso Viana x Chapadinha começa a ser julgado hoje no TJD

Julgamento começa às 17h, no auditório da Federação Maranhense de Futebol.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h04

SÃO LUÍS - O escândalo da rodada final do segundo turno do Campeonato Maranhense da Série B, que chamou a atenção das redes de televisão do Brasil e de jornais do mundo inteiro, por causa do jogo Viana 11 x 0 Chapadinha, com a marcação de nove gols em nove minutos, começa a ser julgado hoje, às 17h, no auditório da Federação Maranhense de Futebol (FMF), pela Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), em primeira instância.

Se o pleno da Comissão Disciplinar acatar o parecer do procurador Hugo Leonardo Veiga da Silva, Chapadinha e Viana serão eliminados do futebol por terem “armado” o resultado, com a intenção de mudar o rumo da competição. A pena está prevista no artigo 275 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), no qual estão enquadrados. Quanto aos jogadores das duas equipes que participaram do segundo tempo da partida questionada, o procurador pede suspensão entre 120 e 360 dias. Até o árbitro Edilson Santiago Cardoso, que não cumpriu as regras, corre o risco de levar uma pena de 30 a 120 dias.

Porém, não são somente Chapadinha, Viana, seus jogadores e o árbitro que estarão no banco dos réus no julgamento de hoje. Também o Moto Clube está citado. Não pelo escândalo, mas porque o procurador, com base no relatório feito pela Comissão Disciplinar, que apurou as irregularidades na Segundona, pede no seu parecer que a participação do Papão na competição seja desconsiderada. Alega que o Rubro-Negro participou indevidamente do campeonato.

Na pauta, o Moto está ainda citado por ter atrasado o início do seu jogo diante do Santa Quitéria e pode ser multado em R$ 1.000,00 por minuto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.