Fórmula 1

Massa volta a andar de kart em São Paulo

GloboEsporte

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

RIO - Como parte do processo de recuperação do acidente sofrido no treino classificatório do GP da Hungria, no dia 25 de julho, Felipe Massa voltou a andar de kart. Nesta segunda-feira, o brasileiro foi ao Kartódromo da Granja Viana, em Cotia, na Grande São Paulo, para começar a se reacostumar com a velocidade depois de dois meses fora das pistas. O piloto da Ferrari deu seis voltas, não sentiu nenhum mal estar e só parou por causa da forte chuva que atingiu a região.

Felipe Giaffone, um dos administradores do kartódromo, pediu às pessoas que estavam presentes para que não filmassem ou fotografassem o brasileiro. Massa entrou na pista com seu tradicional capacete verde e amarelo e de macacão da Ferrari. Ele usou um kart vermelho nas seis voltas que deu na pista. Segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, o piloto deve voltar ao kartódromo ainda nesta semana, dependendo apenas das condições climáticas para escolher o melhor dia para o treino.

No último sábado, Felipe Massa manifestou o desejo de voltar às pistas no GP dos Emirados Árabes, em Abu Dhabi, última etapa da temporada 2009, no dia 1º de novembro. Após o início da preparação física e o anúncio de que participará do Desafio das Estrelas de kart, em novembro, o brasileiro está indo à academia duas vezes ao dia e deve, em breve, usar o simulador da Ferrari para começar o processo de readaptação ao cockpit de seu carro de Fórmula 1.

Além disso, de acordo com informações que circularam no paddock do GP de Cingapura, a Ferrari também estaria interessada no retorno do brasileiro na mesma corrida. Contudo, o brasileiro ainda precisa passar pelos exames exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que são muito rigorosos.

O brasileiro está fora das pistas desde o treino classificatório para o GP da Hungria, em Hungaroring, quando foi atingido por uma mola. A peça, que se soltou do carro de Rubens Barrichello, pegou no capacete de Massa acima da viseira, do lado esquerdo. Dino Altmann, médico pessoal do brasileiro e membro da comissão da FIA, disse, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM no último sábado, que ainda não existe uma data acertada para o retorno.

- Existe muita especulação sobre isso, mas ainda não existe uma data para o retorno do Felipe, que só vai voltar quando estiver 100%. Ele e a Ferrari não estão com pressa. Pode até ser que a vontade da equipe seja essa, mas a decisão não é só dela ou do piloto. Ele ainda precisa passar pelos exames da FIA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.