Olimpíada

Para Lula, Madri é maior rival da candidatura do Rio

Folhapress

Atualizada em 27/03/2022 às 13h14

SÃO PAULO - Em visita à França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na última terça-feira, que vê Madri como a principal ameaça para a candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos de 2016.

Segundo ele, a Família Real espanhola, comprometida com o projeto Madri-2016, poderá ter grande influência sobre os votos dos países latino-americanos, com os quais a cidade brasileira conta para vencer a disputa para ser sede olímpica.

"Acho que, no primeiro round [primeira fase de votações], nosso rival mais perigoso será a Espanha, Madri", disse o presidente, em Paris. "A Família Real espanhola poderá usar seu encanto em vários países latino-americanos."

"Espero que os países latino-americanos votem em nós e que os membros europeus façam a mesma coisa", enfatizou.

Lula defendeu a necessidade de que os Jogos deixem de ser realizados na Europa, na Ásia ou na América do Norte para reforçar o crescimento econômico da América do Sul.

"Das dez principais potências econômicas, o Brasil é a única que ainda não recebeu os Jogos", lembrou o presidente.

Na última terça-feira, o comitê Rio-2016, esteve na Nigéria para apresentar a proposta brasileira na Assembleia Geral dos Comitês Olímpicos da África, onde estavam presentes 16 eleitores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.