Brasil é campeão mundial de vôlei

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

BUENOS AIRES - No ano do pentacampeonato mundial no futebol, o Brasil acrescenta mais um título ao extenso currículo esportivo do país. Em um jogo emocionante e muito eqüilibrado, a seleção brasileira masculina de vôlei derrotou a Rússia por 3 sets a 2 em Buenos Aires e conquistou o inédito título mundial na modalidade. As parciais foram de 23/25, 27/25, 25/20, 23/25 e 15/13. A partida durou duas horas.

Coube a um campeão olímpico em 1992 (Barcelona) decidir a partida para o Brasil. Após marcar o 14º ponto no quinto set com uma cortada, o reserva Giovane foi para o saque e conseguiu um 'ace', fechando o placar para o Brasil.

Além de garantir um título que o Brasil não possuía, a vitória serviu para vingar as derrotas na final do Mundial de 82 para a então União Soviética, também na capital argentina, e na Liga Mundial em agosto para a mesma Rússia, em Belo Horizonte.

Com apenas oito vitórias em nove jogos, a conquista reforça a qualidade do trabalho do treinador Bernardinho. Vice-campeão mundial como jogador e vice olímpico e mundial como treinador da seleção feminina, Bernardinho conseguiu mesclar três gerações de jogadores e formar um time campeão.

Uma equipe que reuniu a experiência de dois campeões olímpicos há dez anos (Maurício e Giovane), a força de atletas no auge da carreira (Nalbert, Giba e Gustavo) e a explosão de revelações que certamente terão muitos anos de seleção pela frente (Henrique, André Nascimento e Dante).

O jovem André Nascimento foi eleito o melhor atacante do campeonato. O experiente Maurício ganhou o prêmio de melhor levantador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.