SÃO LUÍS - O Fórum Jaracaty segue como uma potência esportiva e um verdadeiro celeiro de talentos no judô no Maranhão. No último fim de semana, o projeto social conquistou o vice-campeonato geral na sexta edição da Copa Rhonda Góes de Judô, um dos eventos mais tradicionais do judô maranhense. O expressivo resultado obtido na competição realizada no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, representa o crescimento e evolução dos judocas do Fórum Jaracaty.
Nesta edição da Copa Rhonda Góes de Judô, o Fórum Jaracaty conquistou 24 medalhas, sendo 14 de ouro, 9 de prata e 2 de bronze.
“Tivemos uma excelente representação em todas as categorias e isso demonstra a renovação de atletas mais novos e a consolidação de judocas mais experientes. Os grandes resultados do Fórum Jaracaty são frutos de muita dedicação dos nossos atletas. Na disputa do Absoluto, o campeão foi o Marlon Vieira, uma conquista com representação muito forte do trabalho feito no projeto. Isso consagra novamente o projeto como uma potência no judô maranhense, fruto do trabalho da coordenação do sensei Antônio Luis e dos demais professores”, explicou o sensei Ítalo Nunes.
Também no fim de semana, o Fórum Jaracaty disputou a Taça Maranhão Júnior, Sênior e Veteranos de Judô, evento promovido pela Federação Maranhense de Judô (FMJ). A equipe de judô do projeto social encerrou sua participação no evento com 9 medalhas no total, sendo 4 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.
Outras conquistas
Esses excelentes resultados dos judocas do projeto social não são por acaso. O trabalho desenvolvido diariamente tem proporcionado grandes conquistas a nível nacional. Em 2026, o Fórum Jaracaty teve 7 atletas convocados para representar o Time Maranhão no Campeonato Brasileiro Regional de Judô (Região I), competição realizada em março na capital maranhense. Na ocasião, os judocas do projeto garantiram quatro medalhas para o Time Maranhão, sendo três ouros e um bronze.
Na disputa da categoria Júnior Feminino +78kg, Maria Luíza Birino sagrou-se bicampeã brasileira. Os irmãos Marlon e Marvin Vieira foram dominantes nas disputas das categorias Júnior Leve -73kg e Júnior Meio-Leve -66kg, respectivamente, e colocaram o Time Maranhão no topo.
O outro pódio do Fórum Jaracaty veio com Renan Correa Sá. O judoca foi bronze na disputa da categoria Cadete Masculino Meio-Pesado -90kg.
O desempenho dos judocas do Fórum ajudou o Time Maranhão a terminar esta edição do Brasileiro Regional na segunda colocação no geral com 29 medalhas no total.
Fórum Jaracaty
O Fórum Jaracaty desenvolve atividades nas áreas esportiva, de informática e brinquedoteca. O projeto existe há mais de duas décadas no Jaracaty, ajudando crianças e jovens da região e bairros adjacentes a terem um futuro digno por meio do esporte e demais atividades.
Para a comunidade, o Fórum Jaracaty oferece cursos, palestras e demais atendimentos, com apoio dos patrocinadores e parceiros. Todas as atividades do projeto são gratuitas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.