Na rota da seleção

Inspetores da CBF visitam estádio Castelão, que deve receber jogo entre Brasil e Uruguai pelas Eliminatórias

Funcionários da CBF vão produzir relatório que será divulgado em 15 dias; jogo está marcado para 19 de novembro.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 28/05/2024 às 13h01
Inspetores da CBF durante vistoria (Eduardo Lindoso / Imirante Esporte)

SÃO LUÍS - Inspetores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) visitaram as instalações do estádio Castelão na manhã desta terça-feira (28). O intuito da inspeção foi verificar se a infraestrutura do Gigante do Outeiro da Cruz está apta a receber jogo da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026, que começaram no dia 7 de setembro de 2023 e vão até 2025. A partida que pode ser realizada em São Luís será entre Brasil e Uruguai, marcada para 19 de novembro, pela 12º rodada das eliminatórias. Segundo os profissionais que fizeram a inspeção, as impressões foram as melhores e em 15 dias será divulgado um relatório. Os principais pontos analisados para esse documento foram as instalações de mídia, gramado, vestiários, pontos de acessibilidade e infraestrutura interna e externa em geral. 

Com a intenção de trazer jogos da Seleção Brasileira para a região Nordeste, a CBF abriu a possibilidade de alguns estados se candidatarem como sede dessas partidas das Eliminatórias e o Maranhão entrou nessa lista. Na manhã desta terça (28), Catherine Veloso,  diretora de infraestrutura e patrimônio da CBF e Lucas Castro, especialista em infraestrutura da entidade, vieram ver de perto as instalações do Castelão. Foram analisados condições estruturais do estádio, como acessos dos torcedores, vestiários, cabines de rádio, TV, situação dos placares eletrônicos e do gramado. 

Gramado do Castelão foi elogiado pelos representantes da CBF ( Foto - Eduardo Lindoso / Imirante Esportes)

“Nós gostamos muito da visita. A gente acha que tem um grande potencial, tem um gramado maravilhoso. O presidente Edinaldo [Edinaldo Rodrigues, presidente da CBF] pediu pra gente dá uma atenção, principalmente no gramado e iluminação, áreas importantes não só para a torcida, mas também para os jogadores. Gostamos muito das partes internas e do gramado”, explicou  Catherine Veloso. 

A diretora de infraestrutura e patrimônio da CBF falou ainda sobre o relatório da visita. “Esse relatório vem sugerindo umas melhorias e aí, se tudo der certo, a gente vai trazer esse espetáculo para cá. A gente faz o relatório da infraestrutura, indica as melhorias e aí depois os outros setores lá da CBF fazem as análises do que dar para vir ou não”, explicou Catherine, lembrando que jogos amistosos da Seleção Brasileira feminina, que vai iniciar ciclo para a próxima Copa do Mundo, também estão na lista de partidas que vão ser disputados em estádios espalhados pelo Brasil.

Presente na visita, o secretário de esporte e lazer do Maranhão, Naldir Lopes, também falou sobre essa possibilidade de o Castelão vir a receber uma partida da Seleção Brasileira. “É com muita alegria que nós recebemos essa visita da CBF. Hoje fazendo uma vistoria in loco, para uma possível partida partida da eliminatória para a Copa do Mundo entre Brasil e Uruguai, em novembro. Saio daqui muito confiante. Sabendo que a CBF vai fazer esse apontamento para que nós possamos fazer as adequações e trazer esse grande evento para o Maranhão”. 

Lucas Castro, especialista de infraestrutura da CBF  ( Foto - Eduardo Lindoso / Imirante Esportes)

Histórico da Seleção Brasileira em São Luís 

Um jogo da Seleção Brasileira em uma partida das Eliminatórias não ocorre desde 2001 em São Luís, quando o Brasil ganhou da Venezuela por 3 a 0 em busca de uma vaga na Copa do Mundo do Japão/Coréia do Sul. 

Além dessa partida oficial, a Seleção Brasileira jogou mais três vezes em São Luís. Em 1982, o Brasil jogou com Portugal, justamente na inauguração do Castelão e venceu por 3 a 0. Já em 1986, em preparação para a Copa do Mundo do México, o Brasil jogou amistoso na capital maranhense diante do Peru e ganhou por 4 a 0. Em outro amistoso, em 1998, o selecionado brasileiro fez amistoso com a Iugoslávia, no Castelão, que terminou empatado em 1 a 1. 

Visita da CBF às instalações do Castelão ( Eduardo Lindoso / Imirante Esporte)

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.