Futebol

Livro resgata grandes histórias de clubes de menor porte em São Luís

"Almanaque do Futebol Maranhense Antigo - Clubes Menores da Capital" é de autoria de Hugo Saraiva.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

"Almanaque do Futebol Maranhense Antigo - Clubes Menores da Capital" fala sobre oito times ludovicenses que marcaram época. (Foto: Divulgação / Hugo Saraiva)

SÃO LUÍS - Dono de uma história riquíssima em mais de 100 anos de atividades, o futebol maranhense ganhou mais um importante registro por meio da literatura. Trata-se do "Almanaque do Futebol Maranhense Antigo - Clubes Menores da Capital", do professor, pesquisador, educador físico e escritor Hugo José Saraiva Ribeiro, que conta, em 336 páginas, a fundação, as conquistas e as curiosidades de oito times de São Luís: Botafogo do Anil, Ferroviário, Vitória do Mar, Graça Aranha, Tupan, Ícaro, Expressinho e IAPE.

De acordo com Hugo Saraiva, as pesquisas para o "Almanaque do Futebol Maranhense Antigo - Clubes Menores da Capital" tiveram início em outubro de 2013, foram paralisadas em fevereiro de 2014, por causa do trabalho do autor como treinador de futsal escolar em São Luís, e retomadas em dezembro de 2022. No processo de conclusão do livro, o autor gravou 34 horas de depoimentos e entrevistou mais de 40 pessoas, entre ex-atletas, ex-presidentes, dirigentes, jornalistas e historiadores, além de fazer várias pesquisas na Biblioteca Pública Benedito Leite.

Após um capítulo de abertura dedicado à origem e popularização do futebol em São Luís, com destaque para a história de Nhozinho Santos, que trouxe o futebol para a capital maranhense e hoje dá nome ao Estádio Municipal, o "Almanaque do Futebol Maranhense Antigo - Clubes Menores da Capital" fala sobre a criação, as principais conquistas e as participações de Botafogo do Anil, Ferroviário, Vitória do Mar, Graça Aranha, Tupan, Ícaro, Expressinho e IAPE na primeira divisão do Campeonato Maranhense, em meio a um universo de histórias riquíssimas e pouco conhecidas sobre esses clubes que marcaram época no futebol ludovicense.

"Quero agradecer a todo mundo que ajudou a tornar esse livro realidade, após nove anos de trabalho de pesquisa nele. Um tanto de fontes em jornais, arquivos públicos, ex-jogadores e dirigentes, muita gente ajudou a colaborar neste que talvez é o mais completo achado sobre os clubes menores de São Luís. É um livro para todos os amantes do futebol, em especial o maranhense", afirma Hugo Saraiva.

O "Almanaque do Futebol Maranhense Antigo - Clubes Menores da Capital" é o quarto livro publicado por Hugo Saraiva sobre os times de São Luís. Anteriormente, o escritor e pesquisador escreveu obras históricas sobre o "Trio de Ferro" do futebol do Maranhão: "Sampaio Corrêa: Uma Paixão dos Maranhenses" (2011); "Memória Rubro-Negra: De Moto Club a Eterno Papão do Norte" (2012); e "Salve, Salve, Meu Bode Gregório: a História do Maranhão Atlético Clube" (2014).

Após a publicação do "Almanaque do Futebol Maranhense Antigo - Clubes Menores da Capital", Hugo Saraiva já tem planos para os próximos livros. O autor e pesquisador quer escrever sobre a história dos quatro principais clubes do interior maranhense (Imperatriz, Bacabal, Pinheiro e Coroatá) e iniciar a biografia de Hamilton Sadias Campos, maior artilheiro da história do futebol local.

O "Almanaque do Futebol Maranhense Antigo - Clubes Menores da Capital" custa R$ 40 e pode ser adquirido diretamente com o autor Hugo Saraiva, por meio do e-mail hugosaraiva_3@hotmail.com. As livrarias Vozes (Centro de São Luís) e AMEI (São Luís Shopping) ainda contam com alguns exemplares da primeira tiragem, que já está esgotando.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.