Complicou!

Sampaio Corrêa fora da Copa do Brasil? saiba possíveis chances do Tricolor

Eliminado do Estadual, a Bolívia Querida pode ficar de fora da Copa do Brasil 2024.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 13/03/2023 às 12h28
Sampaio Corrêa foi eliminado do Campeonato Maranhense
Sampaio Corrêa foi eliminado do Campeonato Maranhense (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa)

SÃO LUÍS – Com uma recente mudança da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação às vagas na Copa do Brasil, vários clubes tradicionais podem ficar de fora da maior competição de futebol profissional do país em 2024. Casos de Corinthians, Santos e agora o Sampaio Corrêa. Fora da final do 2º turno do Campeonato Maranhense ao ser superado pelo Moto Club, a Bolívia Querida teve suas chances reduzidas de jogar a Copa do Brasil do ano que vem. E o Imirante Esporte analisou todas essas possibilidades.

VEJA MAIS 

Moto Club vence clássico, elimina o Sampaio Corrêa do Estadual e avança à final do returno

Neste ano de 2023, a CBF informou uma mudança drástica no seu critério para classificação da Copa do Brasil para a próxima temporada. A entidade informou que, a partir de 2024, o torneio, que tem 92 participantes, terá 80 vagas distribuídas entre as federações estaduais. As outras 12 vagas ficam com os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e com as equipes classificadas para a Copa Libertadores.

Como não existem mais possibilidades de o Sampaio Corrêa ser campeão estadual e nem da Copa do Nordeste, suas chances de jogar a Copa do Brasil 2024 diminuíram ainda mais e nós vamos apresentar os cenários possíveis.

Via Campeonato Maranhense

Atualmente a Federação Maranhense de Futebol (FMF) tem três vagas na Copa do Brasil, duas delas são para o campeão e vice do Estadual, possibilidade que exclui o Sampaio Corrêa, já que a equipe tricolor não tem mais chances de chegar à decisão.

Porém, mesmo ainda pelo Campeonato Maranhense, existe uma chance de o Sampaio ganhar essa vaga na Copa do Brasil. Caso conquiste o 2º turno do Estadual, como venceu o turno inicial, o Maranhão Atlético será campeão de forma antecipada da competição. Neste cenário, o MAC entraria na Copa do Brasil como campeão maranhense e o Sampaio, como o 2º colocado na classificação geral, herdaria a outra vaga na Copa do Brasil.

Via Copa FMF

A Copa FMF, competição disputada no segundo semestre do futebol maranhense, concede ao campeão a possibilidade de escolher se quer disputar a Copa do Brasil ou a Série D, o vice-campeão fica com a vaga que sobrar. Sendo assim, o Sampaio teria que disputar a Copa FMF e conquistar o título para optar pela vaga na Copa do Brasil, já que, como disputa a Série B, outra vaga no Brasileirão não se faz necessário. Lembrando que a Copa FMF é um campeonato sub-23, que permite a inscrição de apenas três atletas acima dessa idade.

Via Série B

Para disputar a Copa do Brasil 2024 via Campeonato Brasileiro da Série B só existe uma possibilidade, ser campeão. O time que conquista a Série B entra nas oitavas de final da Copa do Brasil, junto com os campeões da Copa do Brasil e Copa Verde e os times que vem da fase de grupo da Libertadores.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.