Parceria

FIFA e CBF celebram cooperação histórica

Além de auxiliar os clubes brasileiros, a colaboração também se dará em diversos setores

Com informações da CBF

O Presidente da FIFA, Gianni Infantino, recebeu o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, no novo escritório da FIFA
O Presidente da FIFA, Gianni Infantino, recebeu o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, no novo escritório da FIFA (Divulgação)

PARIS (FRA) - O Presidente da FIFA, Gianni Infantino, recebeu o Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, no novo escritório da FIFA, em Paris, para lançar as bases da maior cooperação da história da FIFA com uma entidade nacional.

Espera-se elevar a administração do futebol brasileiro e que a FIFA possa demonstrar em larga escala a aplicação do seu portfólio de programas, iniciativas, plataformas, processos e serviços, para que a CBF possa evoluir e contribuir ainda mais para o progresso do futebol mundial, tanto pela liderança do exemplo, quanto pela cooperação bilateral direta incentivada pela FIFA com outros países em áreas técnicas, como já acontece com Cuba.

A CBF inaugurará a partir de julho um escritório de projetos dentro da FIFA, que contará com dois profissionais formados pelo FIFA Master contratados pela CBF, trabalhando permanentemente na integração das entidades.

O escritório de projetos avaliará as oportunidades e apresentará um plano de metas com o portfólio inicial de projetos, ficando responsável pela coordenação geral da cooperação, gestão dos programas e elaboração dos respectivos relatórios.

Infantino fez questão de enfatizar o potencial de crescimento do futebol brasileiro com a estruturação das ligas profissionais, permitindo maior desenvolvimento internacional dos clubes brasileiros e citou a disparidade com clubes ingleses, que tem torcedores espalhados pelo mundo, em contraste com os brasileiros, cujos torcedores estão concentrados quase todos no Brasil.

Além de auxiliar os clubes brasileiros na estruturação das ligas profissionais, esta ampla colaboração também se dará em diversos setores como, por exemplo, o combate à violência e ao racismo, o futebol de base e feminino, programas sociais, iniciativas comerciais internacionais e a própria estrutura de governança da CBF, com a FIFA auxiliando no aprimoramento dos Estatutos da CBF, do Código de Ética do Futebol Brasileiro e uma série de outras normas e procedimentos.

O Presidente da FIFA também ficou muito feliz em saber do apoio que a CBF está dando ao campeonato indígena, que reúne mais 1000 equipes na Amazônia, e Ednaldo Rodrigues afirmou: “É chegado o momento de FIFA e CBF trabalharem juntas para alavancar o futebol no Brasil e no mundo. A CBF está a postos para ser o laboratório e a vitrine de todos processos, plataformas, iniciativas e programas de desenvolvimento da FIFA.”

Gianni também deixou claro que essa cooperação é um marco para toda família do futebol: “A CBF pode contar com a FIFA! É hora de recuperar a dimensão global que o Brasil merece e superar as interferências externas que tanto prejudicaram o futebol brasileiro nos últimos anos.”

Ednaldo convidou Gianni para abrir os seminários programados para os dias 21 e 22 de junho, se a agenda permitir, agradeceu pelo apoio da FIFA e lembrou que a CBF, as Federações e os clubes de futebol, reunidos no último dia 07 de março, conscientes que o futebol tem o potencial e a responsabilidade de ser um instrumento para uma cultura de paz na sociedade, firmaram um Manifesto reafirmando o compromisso de trabalharem em conjunto e harmonia em prol do fortalecimento do futebol, para que possa ser referência de boas práticas para toda sociedade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.