Vai rolar!

1ª Etapa do Circuito Maranhense de Surf acontece neste fim de semana

Competição acontece no tradicional e clássico pico do surfe maranhense, em frente ao Bar do Nonato, no Olho d'Água.

Com informações da assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 18h04
Essa etapa do Estadual vai contar para ranking da temporada
Essa etapa do Estadual vai contar para ranking da temporada (Divulgação )

SÃO LUÍS - A lendária praia do Olho d´Água, na capital maranhense, será o palco para a largada do Circuito Maranhense de Surf 2022. Os surfistas têm horário de início das competições bem cedinho, às 6h30, neste sábado (19) e domingo (20), com a realização da 1ª Etapa do Circuito Maranhense de Surf. Essa etapa servirá de parâmetro para o ranking desse ano. A competição acontece no tradicional e clássico pico do surfe maranhense, em frente ao Bar do Nonato. As inscrições seguem abertas no Instagram da @femasurf.oficial – Federação Maranhense de Surf (Femasurf).

A competição contempla surfistas de todas as idades e foi dividida nas categorias: Iniciante, Open e Longboard (aberta a todas as idades), Master (35 anos, 1985 em diante) e Kahuna (45 anos, 1975 em diante). Nesta primeira etapa, também terá as categorias infantil e infanto, válidas pelos Jogos Abertos Escolares da FEMAD.

Surfistas como Alan kardec Queiroga e Flávio Marão vão em busca de manter o troféu de campeão de suas categorias, poderemos observar a chegada definitiva de Raoni Oliveira e Kadu Pakinha na categoria Open, ambos fortes nomes que até ano passado disputavam a categoria iniciante.

As baterias começam no sábado (19), às 6h30, e avançam até às 10h, retornando no domingo (20), a partir das 6h30. As finais devem acontecer das 9 às 11h.

“A praia do Olho d´Água é berço do surf maranhense. É conhecida pela boa formação de suas ondas. E em dias de ventos fracos, proporciona um mar liso com uma vazante que faz a alegria dos surfistas, com previsão de boas ondas” disse Eduardo Lobato .diretor técnico da Femasurf.

A competição vai reunir os melhores surfistas do estado, que serão premiados em diversas categorias com pranchas e kits esportivos. Vale lembrar que o evento segue as medidas de segurança contra a covid-19.

Despedida de uma lenda

A Femasurf segue movimentando o esporte na cidade, proporcionando saúde e incentivando a formação de novos surfistas. Neste ano, renderá homenagens a ícones do esporte no estado. “Esse ano o surfe teve uma baixa muito expressiva, por conta do anúncio da aposentadoria de um dos mais renomados surfistas da história do estado, Marcelo Vaz, o PiuPiu aos 56 anos. Campeão maranhense diversas vezes, em várias categorias, ele é um dos primeiros surfistas a competir fora do estado. É descobridor de vários picos com ondas surfáveis, como Travosa e Barra da Baleia. Ele fez a primeira expedição de surf da Pororoca, no Maranhão. É Incentivador e Realizador de eventos, manteve uma escolinha onde passou um pouco do seu know-how para iniciantes, isso só para falar um pouco da trajetória desse cara que a comunidade do surf tem como um super-herói", comentou disse Jeronimo Junior, Chefe dos Juízes de Surf do Estado.

A 1ª Etapa do Circuito Maranhense de Surf tem o apoio do Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) e Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semdel).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.