Começou o ano

Sampaio Basquete inicia treinos visando a LBF 2022

Time maranhense estreia no dia 11 de março diante do Sport, em Recife.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h17
Parte do grupo do Sampaio Basquete se apresentou
Parte do grupo do Sampaio Basquete se apresentou (Divulgação / Sampaio Basquete )

SÃO LUÍS – O elenco do Sampaio Basquete se apresentou, nesta segunda-feira (21), para iniciar o trabalho de pré-temporada visando a estreia da equipe na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022. Sob o comando do técnico Rodrigo Galego, 10 atletas iniciam esse trabalho, enquanto o restante do time, que atua na Europa, vai se integrar no decorrer das disputas. O Tubarão começa a competição diante do Sport, no dia 11, em Recife-PE.

O Sampaio Basquete começou sua pré-temporada no local que disputará suas partidas na LBF, o ginásio Costa Rodrigues, que, inclusive, está de piso novo. As meninas se apresentaram em um hotel de São Luís, no domingo (20), e já treinaram no ginásio nesta segunda-feira (21). Os trabalhos serão em tempo integral. Nesta terça-feira (22), os trabalhos pela manhã, na academia Estação Saúde, e a tarde novamente no Costa Rodrigues.

Neste começo, o técnico Rodrigo Galego terá à disposição as seguintes atletas: Leticia Isabela, Giovanna, Larissa, Gabriela, Paty, Jeniffer Moura, Duda, Paloma, Rayanna e Dalina. Chegam, provavelmente no 2º turno, ainda, Tainá Paixão, Alana Gonçalo, Erika, Gabi, Nadia Colhado, Sofie Tryggedsson, Jennifer O’Neill e Jeff Moura.

História

A temporada de 2022 será a décima segunda realizada pela Liga, fundada em 2010, e vai começar no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A edição de 2021, considerada a mais equilibrada da história, teve 72 jogos entre fase de classificação e playoffs e terminou com o título inédito do Ituano Basquete, líder da primeira fase e que teve campanha invicta no mata-mata, derrotando o KTO/Blumenau nas Finais.

O Sampaio Corrêa foi eliminado da LBF 2021 ao perder para o Blumenau, por 84 a 79, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, na segunda partida das semifinais, deixando escapar o sonho do tricampeonato. A Bolívia Querida venceu a liga em 2019 e na temporada 2015/2016. O time com mais títulos da primeira década da Liga, no entanto, é a extinta equipe de Americana-SP, campeã por quatro ocasiões. Nenhuma outra equipe venceu mais de uma vez a LBF.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.