Desafio Bee

Primeira corrida trail do Maranhão atrai públicos de todas as idades

Desafio Bee 2015 contou com provas para atletas e recreação para crianças.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: Alberto Ideias)

SÃO JOSE DE RIBAMAR - Existe idade para correr? O público que compareceu ao Desafio Bee 2015, primeira corrida trail do Maranhão, mostrou que não. Uma galerinha, com idade entre sete e doze anos, não só correu, como também, pulou, cantou, brincou muito na tarde deste sábado (26).

“Brinquei de cabo de guerra, corri, fiz um monte coisa”, conta Hugo Napoleão, de oito anos. Luzilene da Silva, de 10, falou do que mais gostou .“Cantar e passar por baixo da corda”, disse aos risos.

O condutor das atividades de recreação para as crianças, Antônio Cunha Filho, também, se divertiu bastante e procurou desenvolver brincadeiras lúdicas enquanto os pais competiam. “Além de desenvolver a atividade física como benefício para a saúde, elas se entretêm enquanto os pais fazem a corrida”, relatou animado o professor de Educação Física.

Com este clima de diversão, o Desafio Bee 2015 levou, ainda, ações sociais e ambientais à Guarapiranga, em São José de Ribamar. O evento é pioneiro na modalidade trail no Estado. A criançada aprovou, tanto as da comunidade, como as que estavam com o papai ou mamãe atleta.

A contadora Flávia Mendes Pinheiro, de 45 anos, falou dessa aproximação com o esporte. “Nós trouxemos as crianças para se divertir e criar gosto pelo esporte também”, disse. Ela não foi correr, mas o marido aproveitou a oportunidade. “Eu sempre procuro trazer a família porque envolve todo mundo. Meu objetivo é me divertir”, apontou o dentista Gustavo Gomes, de 39 anos.

Se turminha mais jovem chegou com todo gás, o pessoal da melhor idade mostrou que o tempo não diminuiu o vigor nem a vitalidade. “É minha terceira corrida de 6 km em trilha. O terreno está bastante acidentado, mas dentro do que a gente espera”, contou o professor de informática José Maria Araújo Costa, de 60 anos, após chegar da corrida.

O bancário Antônio do Nascimento, de 62, sentiu-se motivado pela atividade desafiadora. “O que me motivou foi a curiosidade de correr numa trilha e o desafio. Fico contente por ver que muita gente está aderindo esse tipo de evento. É muito gostoso correr junto a natureza”, ressaltou.

Aos 63 anos, o instrutor de autoescola Jessé Ramos da Silva aproveitou mais uma vez a chance de largar o volante e trocar as quatro rodas pelas próprias pernas. “Eu já participei de outras trilhas. Essa eu já tinha feito outras vezes, mas hoje ela está mais pesada”, afirmou.

Mais de 160 atletas participaram da competição, que teve estrutura montada à beira da praia de Guarapiranga. Os apaixonados pelo esporte tiveram à disposição profissionais como massoterapeutas, fisioterapeutas, farmacêuticos e enfermeiros. Além disso, houve distribuição de frutas e muita água.

Comunidade apoia realização da primeira corrida trail na região

Sol, mar, areia. Este foi o cenário onde foi realizado o Desafio Bee 2015. A corrida foi a primeira no Maranhão na modalidade trail run. Mais de 120 atletas encaram um percurso, em provas de 12 Km e 6 Km, com muitos obstáculos em Guarapiranga, em São José de Ribamar.

A comunidade não só assistiu ao evento, mas também, ajudou a organizar o evento. “A comunidade recebeu muito bem. Os atletas foram abraçados”, frisou o idealizador e proprietário da Bee Sports, Anderson Nogueira.

Quem mantém ponto comercial na região lucrou com a atividade. É o caso da comerciante Creuza Silva de Sousa, de 45 anos. “O movimento está maravilhoso porque é uma coisa que está trazendo várias pessoas de outras localidades para cá”, garantiu.

Elisângela Silva, de 38 anos, vende comida na porta de sua casa e gostou da atração. “É o primeiro evento desse tipo que está vindo. É interessante. O movimento melhorou muito”, confirmou.

Outros moradores aproveitaram a corrida para tirar as crianças de casa e se distraírem. “Trouxe os meninos para aproveitar”, contou a dona de casa Eurides Garcês, de 50 anos. Já o autônomo Vlademir Pereira, de 28 anos, ressaltou que, além de atrair turista, o evento convida à região pessoas que moram nas proximidades, mas não conhecem Guarapiranga. “Tem gente que mora aqui perto, mas nunca ouviu falar, e através desse movimento é muito mais fácil de conhecer”, destacou.

O Desafio Bee 2015 teve apoio, também, de vários colaboradores que entendem que o esporte é sinônimo de vida saudável. Um deles é Célio Carneiro, representante da Sketchers, empresa especializada em calçados. “É uma marca que está muito ligada ao esporte. Nós procuramos incentivar essa atividade saudável”, declarou.

A programação começou às 9h. Foi montada, em Guarapiranga, uma estrutura com massoterapia, fisioterapia, farmácia, ambulância, além de distribuição de frutas e água. A região conta com um relevo de tirar o fôlego. Flávia Veras, da coordenação do evento, explicou que a corrida de trilha pode ser surpreendente. “Numa prova trail você vai se deparar com terrenos diferentes. Você passa por lama, por pedra, por dentro d’água. É a natureza. Se chove ou se venta o terreno muda. Só quando você tiver lá é que vai saber”, esclareceu.

No total, doze atletas subiram ao pódio. A competição premiou os três melhores nas categorias masculino e feminino, dos percursos de 12 Km e 6 Km.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.