Copa FMF

Maranhão Atlético segura empate contra o Pinheiro e conquista título da Copa FMF

Campeão, Quadricolor está garantido no Campeonato Brasileiro Série D em 2019.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
O Maranhão Atlético é campeão da Copa FMF de 2019.
O Maranhão Atlético é campeão da Copa FMF de 2019. (Divulgação / FMF)

PINHEIRO – Terceiro maior campeão do futebol maranhense, o Maranhão Atlético Clube voltará a disputar uma competição nacional na próxima temporada. Em partida disputada na noite desta quarta-feira (12), o Quadricolor sofreu com a pressão do Pinheiro, que contava com o apoio de dois mil torcedores no Estádio Costa Rodrigues, mas conseguiu segurar o empate por 1 a 1 e garantir o título da Copa FMF, competição que premia o campeão com uma vaga na Série D de 2019. No primeiro jogo, disputado em São Luís, o MAC bateu o Búfalo da Baixada por 1 a 0.

Leia também: Após título, Rodrigo Ramos exalta Maranhão e descarta aposentadoria

Mesmo jogando fora de casa e com a vantagem do empate, o Maranhão Atlético não se intimidou, foi ao ataque e abriu o placar aos 32 minutos do primeiro tempo, com o atacante Cléber Pereira, artilheiro da Copa FMF com seis gols. Empurrado pela torcida no Costa Rodrigues, o Pinheiro reagiu rápido e deixou tudo igual aos 40 minutos, com o lateral direito Vivico. Na etapa final, o PAC foi superior ao Maranhão, criou várias chances de gol, mas a defesa do Quadricolor, liderada pelo goleiro Rodrigo Ramos, estava em uma noite inspirada e confirmou o título do seletivo.

Com o título da Copa FMF, o Maranhão Atlético está confirmado em duas competições na próxima temporada: além do Estadual, onde foi terceiro colocado em 2018, o Bode volta a disputar a Série D. Em sua última participação na Quarta Divisão, em 2017, o MAC ficou a um passo do acesso, mas foi eliminado pelo Operário Ferroviário (PR) nas quartas de final. Já o Pinheiro, atual campeão da Segundinha Maranhense, volta a disputar a elite estadual em 2019, após 25 anos ausente.

Em 2019, o futebol maranhense será representado no Campeonato Brasileiro Série D pelo Maranhão Atlético e pelo Moto Club, que conquistou o Estadual no primeiro semestre. Sampaio Corrêa e Imperatriz, por sua vez, estão garantidos na Série C: enquanto o Tricolor foi rebaixado da Série B, o Cavalo de Aço subiu de divisão após ficar entre os quatro melhores times da última Série D.

O jogo

O início de partida no Estádio Costa Rodrigues foi marcado pelo equilíbrio entre Pinheiro e Maranhão Atlético. Com a torcida a favor e Neto ditando o ritmo no meio-campo, o PAC exigiu uma forte marcação do Quadricolor, que não se restringia ao campo de defesa e também criava suas chances. Em sua melhor oportunidade, o Maranhão abriu o placar aos 32 minutos, com Cléber Pereira, que recebeu assistência de Deylon e marcou o seu sexto gol na Copa FMF. O Pinheiro, entretanto, não demorou a responder: aos 40 minutos, o lateral direito Vivico apareceu no ataque, chutou forte e deixou tudo igual na decisão.

Precisando de mais um gol para ficar com o título, o Pinheiro intensificou a pressão no ataque durante o segundo tempo. Vivico, logo nos primeiros minutos, teve a chance do segundo gol e parou em grande defesa de Rodrigo Ramos. Pouco depois, Tayson arriscou de muito longe, e a bola passou muito perto do gol.

Aos 25, o Pinheiro desperdiçou sua melhor oportunidade com Neto, que recebeu passe de Trinca e acertou a trave do Maranhão. Nos últimos minutos, o Búfalo da Baixada fez vários cruzamentos para a grande área, mas não conseguiu furar a defesa do MAC, que se segurou até o apito final e fez a festa pelo título.

FICHA TÉCNICA

PINHEIRO: Jaílson; Vivico, Paulinho, Rylberth (Ronaldo) e Maycon; Heider (Mateus), Trinca, Tayson e Neto; Mamede e Elisson. Treinador: Luís Miguel

MARANHÃO ATLÉTICO: Rodrigo Ramos; Matheus Rubens, Maicon, Wanderson e André Radija (Samuel Saldanha); Penalva, Tibiri, Ângelo (Rodrigo) e Léo (Wanderson Diniz); Deylon e Cléber Pereira. Treinador: Raimundinho Lopes

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.