TÓQUIO 2020

Brasil já tem duas duplas classificadas no vôlei de praia

Ágatha/Duda e Alison/Álvaro Filho venceram seus jogos nesta quinta-feira,29, e estão garantidos na próxima fase

Com informações da CBV

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Alisson e Álvaro Filho bateram dupla da Holanda
Alisson e Álvaro Filho bateram dupla da Holanda

TÓQUIO - Dois jogos, duas vitórias e duas classificações para a fase de oitavas de final em Tóquio. A quinta-feira, 29, foi de sucesso para o vôlei de praia brasileiro. O dia começou com a vitória de Ágatha e Duda sobre Bansley e Brandie, do Canadá, por 2 sets a 0 (21/18 e 21/18), e terminou com o resultado positivo de Alison e Álvaro Filho sobre Brouwer e Meeuwsen, da Holanda, pelo mesmo placar, com parciais de 21/14 e 24/22.

As brasileiras jogaram soltas neste terceiro compromisso na Olimpíada (depois de uma vitória e uma derrota) e chamaram atenção para isso logo depois da partida. Mais experiente da dupla, a medalhista olímpica, Ágatha, considerou importante voltar a atuar com leveza depois do resultado negativo na rodada anterior.

“Hoje conseguimos nos divertir. Nos dois primeiros jogos estávamos muito concentradas e conversamos sobre baixar um pouco o giro nesse sentido. Conseguimos equilibrar bem melhor e o jogo flui, fica mais gostoso de jogar. Nosso jogo estava muito racional e o nosso time é mais coração”, declarou Ágatha, que complementou. “Somos acostumados a jogar campeonatos de quatro dias e muitos jogos seguidos. Aqui são 14 dias, sete jogos para quem chega até a final e é preciso mudar a chave a cada jogo. Isso gera um jogo mental grande e é um desafio”.

Estreante em uma edição do maior evento esportivo do planeta, Duda destacou a força do time que une a experiência da sua parceira – Ágahta tem 38 anos – com a sua juventude aos 22 anos.

“Hoje foi mais um passo. Hoje colocamos muito coração e é mais um passo avançado. Ainda precisamos esperar para conhecer o adversário, mas vamos colocar toda vibração e energia para fazer o nosso melhor na próxima fase. Nos divertimos dentro de quadra, uma vai ajudando a outra, aprende uma com a outra. A Ágatha com a experiência vai me mostrando e isso é muito especial. Eu com toda juventude, garra, força e isso une muito bem o nosso time. Além disso, nós amamos o que fazemos e isso é muito legal dentro de quadra”, disse Duda.

Ágatha e Duda venceram dupla de canadenses
Ágatha e Duda venceram dupla de canadenses

Alison e Álvaro Filho enfrentaram a forte dupla da Holanda e, depois de uma boa vitória no primeiro set, enfrentaram um pouco mais de dificuldades para vencer o segundo, ganhar o jogo e garantir a classificação em primeiro do Grupo D dos Jogos Olímpicos.

Alvinho, que também faz sua estreia no evento, comentou sobre a importância em como o time lidou com o resultado negativo da rodada passada – a dupla havia vencido na estreia.

“Sabíamos que era uma chave muito dura e fizemos bem o deve de casa. Tivemos humildade, esfriamos a cabeça, tivemos muita paciência depois da derrota que aconteceu em um jogo decidido nos detalhes. Depois disso renovamos nossas forças e viemos com tudo para hoje. Há uma adrenalina muito grande, saímos do jogo em êxtase e estou muto feliz de estar vivendo isso aqui”, disse Álvaro Filho.

Buscando sua terceira final consecutiva, Alison, que tem uma prata e um ouro em Jogos Olímpicos, também

“Foi um grande jogo. Estamos na chave da morte, perdemos no detalhe no jogo passado e sabíamos que era preciso ter muita humildade para ganhar hoje. Jogamos em horários muito diferentes, eu tive dificuldades na vidrada de bola, mas time é isso. Um ajuda o outro. Tivemos muito respeito pelo time da Holanda, mas precisávamos da vitória e tivemos muita concentração e humildade”, declarou Alison.

O atleta também deu destaque ao Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia nessa trajetória olímpica. “O Brasil é descobridor de talentos. Temos grandes profissionais, grandes atletas surgindo e o Brasil é exemplo para todo mundo, tendo um dos circuitos mais fortes do mundo e isso ajuda a evoluir dentro de casa para jogar o circuito internacional”, concluiu Alison.

O vôlei de praia brasileiro segue nesta sexta-feira (30.07) com mais dois jogos. Evandro/Bruno Schmidt encara a dupla Bryl/Fjalek, da Polônia, às 9h, e Ana Patrícia/Rebecca joga contra o time Claes/Sponcil, dos Estados Unidos, às 21h. Os dois duelos terão transmissão ao vivo do SporTV.

TABELA - VÔLEI DE PRAIA

23.07 (SEXTA-FEIRA)

Alison/Álvaro Filho (ES/PB) 2 x 0 Azaad/Capogrosso (ARG) (21/16 e 21/17)

Ágatha/Duda (PR/SE) 2 x 0 Gallay/Pereyra (ARG) (21/19 e 21/11)

24.07 (SÁBADO)

Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) 2 x 1 Grimalt E./Grimalt M. (CHI) (21/15, 16/21 e 15/12)

25.07 (DOMINGO)

Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) 2 x 0 Makokha/Khadambi (QUE) (21/15 e 21/09)

27.07 (TERÇA-FEIRA)

Alison/Álvaro Filho (ES/PB) 1 x 2 Lucena/Dalhausser (EUA) (22/24, 21/19 e 13/15)

Evandro/Bruno Schidt (RJ/DF) 2 x 0 Abicha/Elgraoui (MAR) (21/14 e 21/16)

Ágatha/Duda (PR/SE) 0 x 2 Wang/X. Y. Xia (CHN) (18/21 e 14/21)

Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) 1 x 2 Graudina/Kravcenoka (LET) (15/21, 21/12 e 12/15)

29.07 (QUINTA-FEIRA)

Ágatha/Duda (PR/SE) 2 x 0 Bansley/Brandie (CAN) (21/18 e 21/18)

Alison/Álvaro Filho (ES/PB) 2 x 0 Brouwer/Meeuwsen (HOL) (21/14 e 24/22)

30.07 (SEXTA-FEIRA)

Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF) x Bryl/Fjalek (POL) – às 9h

Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) x Claes/Sponcil (EUA) – às 21h

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.