Olimpíada

Daniel Cargnin, do judô, conquista primeiro bronze do Brasil nas Olimpíadas 2020

Gaúcho, de 23 anos, Daniel levou o bronze após vencer o israelense Baruch Shmailov na categoria peso-meio-leve (até 66kg).

Imirante Esporte, com informações do GE

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Logo após, a luta precisou ser interrompida, pois Cargnin sofreu um corte no nariz numa entrada do israelense. (Foto: Harry How / Getty Images).
Logo após, a luta precisou ser interrompida, pois Cargnin sofreu um corte no nariz numa entrada do israelense. (Foto: Harry How / Getty Images).

TÓQUIO – O Brasil segue ganhando medalhas nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Na manhã deste domingo (25), o gaúcho Daniel Cargnin, do judô, levou o primeiro bronze do Brasil na competição, na categoria peso-meio-leve (até 66kg) ao vencer o israelense Baruch Shmailov.

Leia também:

Kelvin Hoefler, do skate, conquista primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas

Em um disputa tensa, Cargnin, de 23 anos, teve dificuldade para conseguia a pegada. Porém, buscou o confronto e deus duas entradas sem sucesso. Com um minuto de luta, Shmailov recebeu uma punição por falta de combatividade. Em seguida, o brasileiro obteve um wazari com um belo golpe.

Logo após, a luta precisou ser interrompida, pois Cargnin sofreu um corte no nariz numa entrada do israelense. Ele recebeu atendimento para deter o sangramento. Quando voltou, Shmailov veio para cima com tudo. O israelense quase completou uma queda, mas Cargnin girou no ar para evitar a pontuação.

Daniel Cargnin no pódio após receber a medalha de bronze. (Foto: Sergio Perez / Reuters)
Daniel Cargnin no pódio após receber a medalha de bronze. (Foto: Sergio Perez / Reuters)

Nos segundos finais, o brasileiro foi malandro, tomou punição por falta de combatividade, mas preservou a vitória. Ao fim da luta, chorou com o treinador Yuko Fujii.

Em entrevista à TV Globo, Daniel dedicou a vitória à sua mãe, que sempre o apoiou. “Acho que a gente sonhou junto isso, e vou ser bem sincero que queria era pegar, ligar para ela e falar que valeu à pena. Quando uma vez estava em um treino, pequeno, voltei chorando porque tinha apanhado muito. Ela falou: ‘não, Dani, vamos comer alguma coisa e amanhã é um novo dia’. Desde a pandemia, machuquei duas ou três vezes, não fui para o Mundial porque peguei Covid-19, e pensei que não estava dando certo. Eu me esforcei bastante, fiquei na casa dela, que me deu todo o suporte. Não bateu a ficha”, disse, emocionado.

Historicamente, o judô é a modalidade que mais trouxe medalhas para o Brasil nos jogos olímpicos, no total, com a conquistada por Daniel Cargnin neste domingo, já são 23 medalhas do judô.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.