Liga dos Campeões

Liga dos Campeões chega às oitavas de final com 35 jogadores brasileiros na disputa

Atletas do Brasil estão entre os destaques da competição europeia.

Imirante Esporte, com informações da CBF

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
Neymar voltou a ser titular pelo PSG na Liga dos Campeões e teve grande atuação na vitória sobre o Galatasaray.
Neymar voltou a ser titular pelo PSG na Liga dos Campeões e teve grande atuação na vitória sobre o Galatasaray. (Divulgação / Twitter @ChampionsLeague)

PARIS (FRANÇA) - A Liga dos Campeões da UEFA começou a afunilar e definiu nesta quarta-feira (11) as 16 equipes classificadas para as oitavas de final da competição. Entre os clubes que avançaram, 35 jogadores brasileiros continuam na disputa pelo título mais almejado do futebol no Velho Continente. O sorteio dos confrontos acontecerá na próxima segunda-feira (16).

O atual campeão Liverpool-ING só garantiu a vaga na próxima fase na última rodada do Grupo E, ao bater o Red Bull Salzburg-AUT por 2 a 0, fora de casa. Com isso, Alisson, Fabinho e Roberto Firmino seguem na busca pelo bicampeonato consecutivo da Liga dos Campeões – sétimo na história do clube. A equipe inglesa ficou na primeira colocação com 13 pontos conquistados. Na mesma chave, o Napoli-ITA, do volante Allan, também carimbou o passaporte para a etapa seguinte, com 12 pontos e ocupando a segunda colocação.

No Grupo A, Paris Saint-Germain-FRA e Real Madrid-ESP confirmaram o favoritismo e se classificaram para as oitavas. A equipe francesa, que conta com os brasileiros Thiago Silva, Marquinhos e Neymar, terminou em primeiro com 16 pontos na tabela, com cinco vitórias e apenas um empate. O Real encontrou mais dificuldades, mas passou em segundo com 11 pontos. O time da capital espanhola conta com Marcelo, Casemiro, Éder Militão, Vinicius Junior e Rodrygo no elenco. Os últimos dois, inclusive, fizeram gols da vitória por 3 a 1 sobre o Club Brugge.

Dono de melhor campanha, com 18 pontos, tendo seis vitórias em seis jogos, o Bayern de Munique, do meia Philippe Coutinho, terminou a fase de grupos na liderança do Grupo B. Na última rodada, os bávaros derrotaram o Tottenham por 3 a 1, com direito a gol do camisa 10. Os Spurs, de Lucas Moura e vice-campeão da temporada passada, avançaram com dez pontos ganhos.

Com brazucas à disposição da defesa ao ataque, o Manchester City-ING foi soberano dentro do Grupo C se garantindo nas oitavas de final com 14 pontos. Debaixo das traves, Ederson atuou em cinco dos seis jogos e sofreu apenas cinco gol. No meio de campo, Fernandinho foi um dos pilares do time, enquanto no setor ofensivo Gabriel Jesus balançou as redes quatro vezes e deu duas assistências. O atacante fechou a primeira fase com um hat-trick diante do Dínamo de Zagreb-CRO tornando-se, aos 22 anos, o brasileiro mais novo a chegar aos dez gols na Liga dos Campeões.

Em sua primeira participação no torneio, o Atalanta-ITA surpreendeu ao conquistar uma das vagas para próxima fase. Peça fundamental da equipe, Rafael Tolói participou ativamente da campanha histórica, sendo titular em cinco dos seis jogos. O elenco do clube italiano conta ainda com dois jovens nomes do futebol brasileiro: Roger Ibañez e Guilherme Arana.

A Juventus sobrou no Grupo D e avançou sem grandes dificuldades. A Velha Senhora, que conta com Danilo, Alex Sandro e Douglas terminou em primeiro com 16 pontos, a frente do Atlético de Madrid, que ficou em segundo e também se classificou. O clube espanhol tem dois brasileiros no time que disputa a Liga dos Campeões: Felipe e Renan Lodi. Na última rodada, os colchoneros venceram o Lokomotiv Moscou-RUS por 2 a 0 e carimbaram a passagem para a fase seguinte.

Líder absoluto do Grupo F, o Barcelona carimbou a classificação com 14 pontos conquistados e nenhuma derrota sofrida. No elenco catalão, Arthur atuou em três jogo, enquanto Neto fez sua estreia na competição na última rodada. Recuperado de uma fratura na mão esquerda, o arqueiro brazuca foi titular no triunfo espanhol por 2 a 1 diante da Inter de Milão-ITA. Outro classificado na chave, o Borussia Dortmund é o único classificado para as oitavas que não possui brasileiros no elenco.

Estreando no campeonato mais importante do Velho Continente, Matheus Cunha participou de dois dos seis jogos do RB Leipzig-ALE e viu a equipe alemã conquistar a vaga para próxima fase da Liga dos Campeões na liderança do Grupo G, com 11 pontos somados.

Para o Lyon-FRA a classificação veio nos minutos finais do último jogo. Perdendo justamente para o Leipzig por 2 a 1, até os 37 do segundo tempo, a equipe buscou o empate e se garantiu nas oitavas. Dentro de campo, Thiago Mendes, Rafael e Fernando Marçal participaram da conquista. Recheado de brasileiros, o time francês ainda tem no elenco o zagueiro Marcelo e o volante Jean Lucas.

O equilíbrio se fez presente até o fim dentro do Grupo H. Na última e decisiva rodada, três equipes ainda brigavam pela classificação, melhor para Valencia-ESP e Chelsea-ING. Fora de casa, os espanhóis fizeram um duelo de vida ou morte contra o Ajax-HOL. A vitória por 1 a 0 garantiu a equipe nas oitavas de final e na liderança do grupo, com 11 pontos. Durante a campanha na primeira fase, o brazuca Gabriel Paulista foi uma das engrenagens do sistema defensivo da equipe sendo titular em todos os jogos.

Com os mesmos 11 pontos, o Chelsea ficou com segunda vaga ao vencer o Lille-FRA por 2 a 1. Os Blues também contaram com uma ajuda brasileira para carimbar a classificação: Willian. O meia participou dos seis jogos, fez um gol e deu uma assistência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.