Pan-americano

Seleção brasileira feminina estreia com vitória sobre o Canadá no basquete

Com José Neto à frente da equipe pela primeira vez, Brasil derrotou o adversário por 79 a 71.

Imirante Esporte, com informações do COB

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
A cestinha da partida foi a canadense Shaina Pellington, com 21 pontos. Pelo lado brasileiro, a ala Clarissa fez 15.
A cestinha da partida foi a canadense Shaina Pellington, com 21 pontos. Pelo lado brasileiro, a ala Clarissa fez 15. ( Foto; Alexandre Loureiro/COB)

LIMA - A primeira partida oficial de José Neto como treinador da Seleção Brasileira feminina de basquete foi com vitória. Contra a tradicional equipe do Canadá, o Brasil estreou nos Jogos Pan-americanos Lima 2019 nesta terça-feira, dia 6, com vitória por 79 a 71, em confronto realizado no Coliseo Eduardo A cestinha da partida foi a canadense Shaina Pellington, com 21 pontos. Pelo lado brasileiro, a ala Clarissa fez 15.

“Vamos absorver as informações do jogo para poder crescer na competição. Não tem como pular etapas. Estamos com bastante paciência, acreditando no trabalho que está sendo feito. Agora é ter tranquilidade para executar dentro de quadra aquilo que a comissão está nos passando”, analisou Clarissa.

O Brasil iniciou o jogo com Clarissa, Débora, Erika, Patty e Raphella. Quem começou dando as cartas na partida foi o Canadá, que abriu vantagem de seis pontos. A seleção verde e amarela não se abateu e voltou a igualar o marcador. No final do quarto, uma cesta de três de Thays colocou o Brasil na frente em 24 a 21.

No segundo, o Brasil manteve um ritmo forte, segurando a liderança. Forte na defesa, o Brasil soube aproveitar os contra-ataques. Na parte final do quarto, porém, o Brasil passou a cometer mais erros e permitiu ao Canadá encostar no placar. Faltando oito segundos, a equipe adversária empatou em 40.

Na volta do intervalo, defesa brasileira continuou agressiva. Com jogadas bem trabalhadas, o Brasil abriu 11 pontos no placar. O Canadá passou a pressionar na marcação e diminuiu a diferença para 59 a 52.

No período final, o Brasil continuou bem e ampliou a vantagem. Com uma atuação defensivamente consistente, a equipe brasileira fechou com diferença de oito pontos.

A primeira vitória à frente da seleção feminina emocionou o treinador José Neto. “O mérito é das meninas. Muito gratificante. Não viemos aqui para ganhar apenas uma partida. Foi um bom começo, mas ainda temos muito a evoluir” afirmou Neto.

Na sequência da primeira fase, o Brasil encara Porto Rico, na quarta-feira (07 de agosto), às 23h (de Brasília), e o Paraguai, na quinta-feira (08 de agosto), às 20h (de Brasília).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.