Judô

Brasil encerra o Grand Prix de Judô em Zagreb com cinco pódios

O judô brasileiro voltará ao Circuito Mundial da FIJ no Grand Slam de Abu Dhabi.

Imirante.com / com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
( Foto: Divulgação)

ZAGREB - O judoca Rafael Macedo conquistou a medalha de prata neste domingo, 01, último dia de competições do Grand Prix de Zagreb e ajudou o Brasil a ficar em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, com dois ouros, uma prata e dois bronzes. Eleudis Valentim (52kg) e Barbara Timo (70kg) foram campeãs, enquanto Eduardo Katsuhiro (73kg) e Jéssica Pereira (52kg) ficaram com o bronze nos primeiros dias de disputa na Croácia.

Campeão mundial júnior no peso meio-médio (81kg), Macedo subiu recentemente para a categoria de cima (90kg) e já provou que tem potencial para o novo peso ao conquistar sua primeira medalha em etapas de Grand Prix. Ele começou bem, com vitórias por ippon sobre David Kukovica (SLO) e David Klammert (CZE) para avançar às quartas-de-final, onde encontraria o número um do mundo, Aleksandar Kukolj, da Sérvia.

Em combate eletrizante, Kukolj abriu um waza-ari de vantagem e Macedo respondeu com um ippon, que foi corrigido para waza-ari. Na sequência, o sérvio jogou o brasileiro novamente por waza-ari e ficou à frente do placar (2 a 1). Mais agressivo, Macedo emplacou três waza-aris em sequência para virar a disputa a seu favor em 4 a 2. O sérvio ainda marcou mais um waza-ari antes do encerramento da luta, mas não foi suficiente. (Assista à luta completa no vídeo abaixo)

Na semifinal, o brasileiro superou outro cabeça-de-chave, o azeri Tural Safguliyev, por ippon, depois de sair perdendo por um waza-ari.

Na decisão pelo ouro, Macedo acabou sofrendo o ippon do experiente Krisztian Toth, da Hungria, e terminou com a prata.

Camila Yamakawa também chegou à disputar uma medalha, mas deixou o bronze escapar no duelo contra a japonesa Nami Inamori.

Ruan Isquierdo (+100kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (100kg) também lutaram neste domingo, mas pararam nas preliminares.

O judô brasileiro voltará ao Circuito Mundial da FIJ no Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.