Punição

COI inicia procedimento disciplinar envolvendo atletas russos

São 28 atletas russos que participaram dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.
Gazeta Esportiva23/12/2016 às 14h40

RÚSSIA - Após a publicação de um relatório independente no início de dezembro, o Comitê Olímpico Internacional anunciou, nesta sexta-feira (23), que irá dar início a um procedimento disciplinar envolvendo 28 atletas russos que participaram dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi.

De acordo com as informações da entidade, foram investigadas 95 amostras de urina de atletas da Rússia, fornecidas pelo próprio COI. Depois da análise do Professor McLaren (responsável pelo relatório), foram apontadas 28 com provas de manipulação. Agora, estas amostras foram enviadas de volta ao Laboratório Antidoping de Lausanne, na Suíça, para serem novamente analisadas.

“Esta é a atitude imediata após o relatório do Professor McLaren. O COI irá além das descobertas do relatório, pois irá reanalisar todas as amostras de todos os atletas russos que participaram nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, em 2014, assim como as daqueles que participaram dos Jogos de Londres, em 2012”, disse Thomas Bach, presidente do Comitê.

Apesar de ainda não haver provas de doping, o simples fato de ter acontecido algum tipo de manipulação nas amostras já pode levar a sanções por violação das normas antidoping. Até agora, 27 atletas da Rússia já foram sancionados pelo COI como resultado do programa de reanálise sobre os Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, que teve início antes dos Jogos do Rio 2016 e ainda não foi finalizado. Amostras dos russos que participaram dos Jogos de Inverno de Vancouver, em 2010, também serão reavaliadas.

Ainda segundo o comunicado, a proteção dos atletas e a luta contra o doping são as prioridades do Comitê Olímpico Internacional, conforme declara a Agenda Olímpica 2020, o mapa estratégico do COI para o futuro das Olimpíadas.

Leia outras notícias em ImiranteEsporte.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.