Condolências

Presidente da Colômbia faz pronunciamento oficial sobre tragédia

O líder do país ofereceu suas condolências ao povo brasileiro e à torcida do Verdão do Oeste.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Juan Manuel Santos pronunciou-se oficialmente sobre o acidente que afetou o avião da Chapecoense.
Juan Manuel Santos pronunciou-se oficialmente sobre o acidente que afetou o avião da Chapecoense. ( Foto: Reprodução)

SÃO PAULO - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, pronunciou-se oficialmente sobre o acidente que afetou o avião da Chapecoense e matou mais de 70 pessoas na madrugada desta terça-feira. O líder do país ofereceu suas condolências ao povo brasileiro e à torcida do Verdão do Oeste, que disputaria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional de Medellín na quarta-feira (30).

“Me comuniquei nesta manhã com o presidente (Michel) Temer, para oferecer pessoalmente minhas condolências ao povo do Brasil e oferecer nossa cooperação neste momento. Quero reiterar, em nome dos colombianos, nossas palavras de apoio aos familiares, diretores e torcedores da Chapecoense. Às famílias dos jornalistas, aos familiares da tripulação, e ao futebol do Brasil, todos afetados por essa tragédia que enluta a região inteira”, disse Santos.

O chefe de estado da Colômbia, que levou o Prêmio Nobel da Paz de 2016 por liderar um acordo de paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), principal guerrilha do país, falou sobre o processo de resgate das vítimas fatais e dos sobreviventes – até o momento, seis.

“Ao ter conhecimento do acidente, solicitei a Carlos Ivan Marquez, diretor da Unidade Nacional para Gestão de Risco de Desastres, aos corpos de socorros e Alfredo Bocanegra, diretor da Aeronáutica Civil (Aerocivil), e foi estabelecido um posto unificado para coordenar as ações de busca e resgate das vítimas. Isso possibilitou o resgate de seis pessoas com vida”, disse.

“A Aeronáutica Civil levou os melhores peritos ao lugar do acidente, estabelecemos comunicações permanentes com as autoridades bolivianas, e a esse momento avança essa investigação sobre as causas da tragédia. Pedi ao diretor da Aerocivil que me mantenha informado”, acrescentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.