Tênis

Soares e Murray terminam ano no topo do ranking de duplas

Dupla conquistou dois dos quatro Grand Slam de 2016.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Mesmo sem o título em Londres, Soares e Murray levantaram o troféu de melhor dupla da temporada.
Mesmo sem o título em Londres, Soares e Murray levantaram o troféu de melhor dupla da temporada. (Divulgação)

SÃO PAULO - A temporada de 2016 será inesquecível para Bruno Soares. Ao lado do britânico Jamie Murray, o brasileiro conquistou resultados expressivos – entre eles os títulos do Aberto da Austrália e do Aberto dos Estados Unidos, dois dos quatro torneios de nível Grand Slam – e terminou o ano no topo do ranking de duplas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

Soares e Murray começaram bem a temporada, vencendo o ATP 250 de Sydney, torneio preparatório para o Aberto da Austrália, ao bater o indiano Rohan Bopanna e o romeno Florin Mergea na final. Na sequência, levantaram o troféu do Grand Slam australiano, com vitória sobre o canadense Daniel Nestor e o tcheco Radek Stepanek na decisão.

Os bons resultados no início do ano colocaram o britânico na liderança do ranking individual entre os duplistas, desbancando o então detentor do posto, o também brasileiro Marcelo Melo.

Bruno Soares e Jamie Murray seguiram com boas campanhas nos torneios, porém não conseguiam conquistar títulos. Por outro lado, os franceses Nicolas Mahut e Pierre-Hugues Herbert estavam em franca ascensão e confirmaram a grande fase vencendo Wimbledon. O resultado fez com que Mahut roubasse a posição de Murray no ranking individual.

O brasileiro e o britânico voltaram a mostrar força no final do ano, vencendo o Aberto dos Estados Unidos com um triunfo convincente sobre os espanhóis Pablo Carreño-Busta e Guillermo García-López, e chegando à semifinal do ATP Finals, perdendo para os vice-campeões Rajev Ram e Raven Klaasen. Herbert e Mahut, por sua vez, caíram de rendimento, o que culminou com a queda ainda na primeira fase no último torneio da temporada.

Mesmo sem vence o Finals, Soares e Murray assumiram a liderança do ranking de duplas, superando os franceses. Na lista individual, porém, Mahut permanece imbatível, seguido por seu parceiro Herbert. Bruno aparece em terceiro, enquanto Jamie é o quarto. Único brasileiro a liderar a chegar ao topo individualmente, Marcelo Melo perdeu posições e agora é o oitavo colocado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.