Fórmula 1

Interlagos pode decidir campeão da F1 pela 7ª vez na história

A primeira vez que o fato ocorreu foi em 2005: título ficou com Alonso.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Nico Rosberg e Lewis Hamilton brigam pelo título.
Nico Rosberg e Lewis Hamilton brigam pelo título. (Andrew Hone/ Pirelli)

SÃO PAULO - Desde que entrou para o circuito oficial de corridas da Fórmula 1, na década de 70, o Grande Prêmio do Brasil protagonizou grandes momentos na história da mais nobre categoria do automobilismo. E foi no Autódromo de Interlagos que alguns dos campeões mundiais dos últimos anos conseguiram selar matematicamente a sua conquista, tornando a pista da cidade de São Paulo um local que se acostumou com esse tipo de celebração. Em 2016, o feito pode se repetir, já que há possibilidade de Nico Rosberg sacramentar o fim do campeonato já na penúltima prova da temporada.

Inicialmente, o Grande Prêmio do Brasil fazia parte das primeiras corridas do calendário, quando o campeonato ainda estava longe de ser decidido. A partir de 2004, no entanto, Interlagos passou a ser uma das provas que fecham o ano, quando os pilotos já estão na fase de definição do título. Como resultado, o Brasil já decidiu seis vezes o campeão da Fórmula 1.

A primeira vez que o fato ocorreu foi em 2005, quando Fernando Alonso, então na Renault, se tornava pela primeira vez campeão mundial. Em 2006 o cenário se repetiu, e Interlagos com certeza se tornou um lugar de significado especial para o espanhol, que selou o bi novamente em solo brasileiro.

A emocionante temporada de 2007 teve a pista paulistana como corrida final, e Raikkonen conseguiu o memorável feito de se sagrar campeão mesmo chegando com chances menores que os concorrentes Alonso e Hamilton. Em 2008, um momento duro ocorreu para os brasileiros, quando Felipe Massa perdeu o título em casa para Hamilton, na última curva da corrida.

Na sequência, Jenson Button seria o melhor da temporada de 2009 correndo pela equipe da Brawn GP, com o Brasil voltando a fechar o ano e coroar o piloto campeão. A última vez que o acontecimento se repetiu foi em 2012, dessa vez com Sebastian Vettel garantindo em Interlagos o feito de ser o tricampeão mais jovem da história da Fórmula 1.

Em 2016, Hamilton e Rosberg chegam ao Brasil com chances, mas apenas o alemão, que está 19 pontos a frente do companheiro de Mercedes, pode garantir o título antes da corrida final do ano, em Abu Dhabi. Para isso, basta que Nico vença a corrida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.