Futebol

Fifa se reúne para analisar mudanças em competições

A Copa do Mundo e o Mundial de Clubes poderão ter aumento de participantes.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h28
Gianni Infantino, presidente da Fifa, é favorável ao Mundial com 48 seleções.
Gianni Infantino, presidente da Fifa, é favorável ao Mundial com 48 seleções. (Divulgação / Fifa)

ZURIQUE (SUÍÇA) - A Fifa fará reuniões, a partir desta quinta-feira, que podem encaminhar mudanças importantes nos torneios organizados pela entidade que rege o futebol mundial. Além da ideia já apoiada pelo presidente Gianni Infantino, de aumentar o número de seleções na Copa do Mundo para 48, outras propostas serão analisadas.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, três alterações em outros torneios também poderão acontecer. A começar pelo fim da Copa das Confederações, torneio com as seleções campeãs continentais, além do país-sede e do campeão mundial.

A competição, disputada desde 1997, terá sua oitava, e possivelmente última, edição no próximo ano, na Rússia. O torneio é usado como teste para o país com a missão de sediar o Mundial no ano seguinte. Porém, não traz lucro para a Fifa.

Outra alteração a ser analisada terá o Mundial de Clubes como foco. Atualmente, sete clubes disputam o torneio. A ideia é que a competição seja inchada, chegando a 16 participantes. Além disso, especula-se que a China seja o novo país-sede do evento.

O inchaço de competições vem sendo uma tendência nos últimos anos. Além da ideia de uma Copa com 48 seleções, outros torneios passaram por mudanças. A Uefa já aumentou o número de países na Eurocopa, de 16 para 24, e a Conmebol inchou a Libertadores, adicionando seis novas vagas a partir de 2017.

Por fim, a Fifa estuda fazer alterações no futebol dos Jogos Olímpicos. A proposta é que não sejam aceitos atletas com mais de 23 anos, ou, em uma decisão mais radical, não permitir a presença de jogadores profissionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.