Futebol

Fifa dissolve força-tarefa contra o racismo no futebol

Joseph Blatter criou a força-tarefa para combater o racism e a discriminação.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
(Divulgação)

SÃO PAULO - A Fifa dissolveu a força-tarefa que mantinha para combater o racismo no futebol mundial. A secretária geral da entidade, Fatma Samoura, afirmou que o projeto tinha “objetivos específicos que foram cumpridos”.

Joseph Blatter criou a força-tarefa em 2013 para desenvolver estratégias que combatessem o racismo e a discriminação no futebol, além de focar na Europa e na Rússia, sede da próxima Copa do Mundo e que conta com diversos casos de racismo durante os anos.

“A força tarefa contra o racismo e a discriminação foi criado em uma base temporária para responder recomendações da Fifa. Estamos satisfeitos em informar que as recomendações foram completas”, disse Gerd Dembowski, diretor de diversidade e antidiscriminação da Fifa.

Osaso Obayiuwana, um dos principais membros da força-tarefa, se mostrou insatisfeito com a medida da Fifa que, segundo o jornal The Guardian, teria enviado cartas aos membros da força-tarefa alegando “sucesso” no projeto.

“Gostaria de dizer que estou chocado, mas infelizmente não estou. O problema do racismo no futebol persiste”, afirmou Obayiuwana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.