Rio 2016

Com apenas um atleta, Tuvalu tem a menor delegação dos Jogos Olímpicos

A pequena ilha da Oceania, de 12 mil habitantes, terá representante no atletismo.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Etimoni Timuani é o único atleta de Tuvalu nos Jogos.
Etimoni Timuani é o único atleta de Tuvalu nos Jogos. (Luiz Roberto Magalhães / Rio 2016)

RIO DE JANEIRO - Enquanto o Brasil chega ao Rio com a maior delegação de sua história, 465 atletas, outros países têm um número de competidores muito menor. Mas nem por isso menos animados com a chance de participar do maior evento poliesportivo do mundo.

Tuvalu, pequena ilha da Oceania, que conta com cerca de 12 mil habitantes, terá um único atleta participando da competição: Etimoni Timuani, do atletismo. Ele disputará os 100 m rasos, a principal categoria da modalidade, que conta com um dos maiores estrelas do evento, Usain Bolt.

“Estou me sentindo muito bem. É muito bom estar aqui”, comemorou o corredor. Ele também é zagueiro da seleção de futebol de seu país, que não é reconhecida pela Fifa. Além dele, a delegação de Tuvalu é composta por outros seis integrantes.

A ilha é o único país que tem apenas um atleta nos Jogos. Por outro lado, são várias as nações que contarão com dois competidores: Butão, Chade, Dominica, Guiné Equatorial, Libéria, Mauritânia, Nauru, Somália e Suazilândia.

Houleye Ba, que defenderá a Mauritânia nos 800 m rasos, vibrou com a chance de participar das Olimpíadas. “Para mim, é uma grande alegria fazer parte de uma competição tão grande e tão importante como os Jogos Olímpicos”, enfatizou a atleta.

Nesta sexta, acontece a cerimônia de abertura dos Jogos. O evento começa às 20 horas, e terá a presença de todas as delegações. O mistério fica por conta da pira olímpica, e quem acenderá. Nesta sexta, Pelé, um dos cotados, anunciou que não será o responsável, por não ter condições físicas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.