Eurocopa

Eficiente, Itália elimina a atual campeã Espanha

Nas quartas de final, a seleção italiana enfrenta a Alemanha, que venceu a Copa do Mundo em 2014.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Com muita raça e um show do goleiro Buffon, a Itália eliminou a Espanha da Eurocopa.
Com muita raça e um show do goleiro Buffon, a Itália eliminou a Espanha da Eurocopa. (Divulgação / Fifa)

SAINT-DENIS (FRANÇA) - No confronto mais esperado das oitavas de final da Eurocopa, a Itália superou a Espanha por 2 a 0, em Saint-Denis, nesta segunda-feira, e alcançou as quartas de final do torneio continental. Os gols foram marcados pelo zagueiro Chiellini e pelo centroavante Pellè.

A partida marcou o reencontro entre as duas equipes, que se enfrentaram na final da edição de 2012, disputada na Polônia e na Ucrânia. Na ocasião, a Fúria dominou a decisão, marcando 4 a 0, garantindo o título europeu de seleções.

Nas quartas de final, a Itália terá mais um clássico pela frente. No sábado, às 16 horas (de Brasília), em Bordeaux, a Azzurra encara a atual campeã mundial, a Alemanha. O confronto reeditará a semifinal da Euro em 2012, quando os italianos venceram por 2 a 1, com dois gols de Balotelli.

O jogo

A primeira finalização foi italiana. Aos 5 minutos, Éder recebeu na área, mas bateu fraco, facilitando o trabalho de De Gea. Dois minutos depois, o goleiro espanhol salvou cabeçada de Pellè.

Aos 10, mais uma vez o arqueiro do Manchester United brilhou, dessa vez em bicicleta de Giaccherini. A bola ainda bateu na trave antes de sair.

Depois dos sustos iniciais, a Espanha conseguiu controlar mais a partida, ainda que sem criar chances de gol. Com a bola nos pés, os ibéricos deram descanso a De Gea.

Aos 27, Iniesta fez Buffon trabalhar pela primeira vez, em chute de fora da área. O goleiro italiano defendeu sem maiores problemas. Porém, logo depois, a Itália chegou ao gol.

Aos 32, o brasileiro naturalizado Éder bateu falta, o goleiro espanhol salvou no primeiro momento, dividiu com Giaccherini, mas, na terceira tentativa, Chiellini empurrou para as redes: 1 a 0 Itália.

Depois do gol, nos minutos finais da primeira etapa, os comandados de Vicente Del Bosque passaram a agredir um pouco mais, tocando a bola em busca do espaço para chegar ao gol da Itália.

Eficiente, a Azzurra conseguiu se defender bem, e no contra-ataque quase fez o segundo. Giaccherini arrematou no alto, e De Gea fez novo milagre, evitando o segundo gol, no último minuto da primeira etapa, que terminou 1 a 0.

No segundo tempo, a Espanha voltou atacando a Itália, que a cada minuto se fechava mais, segurando a vantagem. Aos 8, o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta entrou para reforçar a marcação do time de Antonio Conte.

Mais uma vez no contra-ataque, a Azzurra teve grande chance aos 9. Éder saiu na cara de De Gea e, novamente, o arqueiro brilhou, abafando a finalização do atacante. Sete minutos, a Itália chegou novamente, em bola que passou pela área sem ninguém para empurrar para as redes.

A grande chance espanhola veio aos 24, quando o atacante Aduriz teve espaço para arrematar de primeira, mas a bola, rasteira, passou à direita de Buffon. No minuto seguinte, Sergio Ramos cabeceou por cima do travessão.

Aos 30, Iniesta finalizou de primeira e o goleiro italiano salvou. No minuto seguinte, Piqué também testou o arqueiro, que impediu o empate novamente, espalmando para fora da área.

Nos minutos finais, já no desespero, a Fúria lançou-se toda ao ataque, incluindo os defensores. O zagueiro Piqué, aos 44, teve grande oportunidade, e Buffon brilhou novamente, para salvar os italianos.

Porém, com o espaço cedido, os espanhóis sofreram o segundo. Aos 45, em contra-ataque, Pellè recebeu passe de Darmian e bateu firme, superando De Gea e confirmando a classificação italiana: 2 a 0, placar final.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.