Pego no antidoping

Campeão e recordista de halterofilismo pega quatro anos de gancho

Aleksey Lovchev, campeão mundial em 2015, perdeu seu título e seu recorde após confirmação de <i>doping</i>.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Aleksey Lovchev perdeu a medalha de ouro e o recorde mundial com a suspensão
Aleksey Lovchev perdeu a medalha de ouro e o recorde mundial com a suspensão (Reprodução)

MUNDO - O atleta russo Aleksey Lovchev recordista e campeão mundial de halterofilismo foi suspenso por quatro anos depois de testar positivo em um exame antidoping. Ele estava impedido de competir, provisoriamente, desde 24 de dezembro da temporada passada, quando foi revelada a presença de ipamorelin na amostra de sua urina.

Lovchev conquistou o Mundial de 2015 de levantamento de peso, disputado em Houston, quebrando também o recorde da categoria para atletas com mais de 105kg, ao atingir 475kg em dois levantamentos. Seu título e sua marca foram anulados pela Federação Internacional de Levantamento de Peso.

Com a suspensão de Lovchev, o ouro do Mundial de 2015 passará às mãos do georgiano Lasha Talakhadze, que tinha ficado com a segunda colocação. O estoniano Mart Seim herdou a prata e o armênio Gor Minasyan ficou com o bronze.

Já o recorde mundial da categoria voltará às mãos do iraniano Hossein Rezazadeh, que conseguiu a marca de 472,5kg para conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000.

Lovchev é apenas um de quatro levantadores de peso da Rússia suspensos por doping. Olga Zubova pegou oito anos de gancho, por ser reincidente. Alexei Kosov e Olga Afanasyeva também foram punidos por quatro anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.