Tênis

Todos os brasileiros caem na estreia do classificatório para Roland Garros

Os quatro caíram na primeira rodada, realizada hoje. Thomaz Bellucci, o melhor brasileiro ranqueado na ATP, já está classificado para as chaves principais.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Feijão, número 185, perdeu por 2 a 0 para o italiano Andrea Arnaboldi.
Feijão, número 185, perdeu por 2 a 0 para o italiano Andrea Arnaboldi. (Divulgação)

MUNDO - Se o Brasil tinha chances de ter mais de cinco representantes no maior torneio de saibro da temporada, essa possibilidade foi dizimada na manhã desta segunda-feira. Todos os brasileiros que jogaram a chave classificatória de Roland Garros foram eliminados na primeira rodada.

Maior esperança e destaque brasileiro, Thiago Monteiro (139) foi varrido em menos de uma hora pelo belga Ruben Bemelmans (186). O campeão do Challenger de Aix-en-Provence jogou mal e caiu com um duplo 6/3. No primeiro set, Monteiro desperdiçou seu serviço três vezes e conseguiu apenas uma quebra. Na etapa final, uma quebra garantiu a vitória de Bemelmans.

O primeiro eliminado foi João Souza, o Feijão. Em pouco mais de uma hora, o brasileiro número 185 do mundo perdeu por 2 a 0, parciais de 6/3 e 6/2, para o italiano Andrea Arnaboldi. Foram três quebras do italiano contra nenhuma de Feijão na partida.

O jovem Guilherme Clezar (175) começou com tudo. Jogando contra o estadunidense Frances Tiafoe (188), o brasileiro fez 6/1 no primeiro set após quebrar dois serviços do rival. Na sequência, em set muito equilibrado, Clezar desperdiçou seu saque decisivo e acabou batido por 7/5. No último set, o brasileiro teve dois serviços quebrados e não conseguiu se recuperar, perdendo por 6/2.

Mais experiente, o gaúcho André Ghem (166) fez duríssima partida contra o suíço Henri Laaksonen (190). Em mais de duas horas de jogo, o brasileiro caiu após dois tie-breaks. No primeiro set, nenhuma quebra foi conquistada e, com 6/6, Laaksonen bateu o desempate por 7/5. Ghem se recuperou e retribuiu o placar de 7/5 no tie-breaks na sequência. Desgastado, o brasileiro teve três saques quebrados no último set e perdeu por 6/2.

Os dois melhores tenistas ranqueados na ATP, Thomaz Bellucci (39) e Rogério Dutra (85) já estão classificados para as chaves principais de Roland Garros. Bellucci, inclusive, iria dar início a sua defesa do título do ATP 250 de Genebra, mas a partida contra o cipriota Marcos Baghdatis (38), foi cancelada devido à chuva.

Teliana Pereira, brasileira melhor colocada na WTA, também já está garantida na chave principal, assim como Marcelo Melo, que defende seu título do Grand Slam nas duplas ao lado de Ivan Dodig. Bruno Soares, André Sá, Marcelo Demoliner e Thomaz Bellucci são outros tenistas que representarão o Brasil nas duplas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.