Euro 2016

Itália divulga pré-lista para a Euro sem Pirlo e cheia de novidades

A lista vem com surpresas, sete jogadores que nunca haviam sido convocados foram chamados para a pré-lista da Azzurra.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
(Divulgação)

MUNDO - O técnico Antonio Conte divulgou, nesta segunda-feira (16), uma pré-lista de 28 jogadores para a disputa da Eurocopa, em junho, na França. O destaque fica por conta da ausência do veterano Andrea Pirlo, no New York City FC, que ficará de fora de uma competição de peso pela Azzurra​ pela primeira vez desde 2000.

O ex-capitão defendeu seu país em todas as Euros (2000, 2004, 2008 e 2012) e Copas do Mundo (2002, 2006, 2010 e 2014) desde então. Além dele, outra ausência sentida foi a do meia-atacante Sebastian Giovinco, que também atua na Major League Soccer, com a camisa do Toronto FC.

A lista vem repleta de surpresas e com sete jogadores que nunca haviam sido convocados: o goleiro Sportiello, os zagueiros Zappazosta, Tonelli e Izzo, os meias Benassi e Cataldi, e o atacante Pavoletti. Outro destaque é a presença de dois brasileiros naturalizados: o volante Jorginho, do Napoli, e o atacante Éder, da Inter.

Além das novidades, Conte promoveu o retorno de dois atletas que não vestiam a camisa da Azzurra há tempos: o zagueiro Ogbonna, do West Ham, não era convocado desde outubro de 2014; já o goleiro Marchetti, da Lazio, está em uma lista pela primeira vez desde março de 2015.

A lista ainda não é definitiva, já que não conta com jogadores da Juventus, do Milan, do Paris Saint-Germain e do Barcelona, equipes que estão nas finais de suas copas nacionais. Com isso, o grupo de 28 jogadores se apresentará na quarta-feira para uma sessão de treinamentos, e o técnico fará as alterações necessárias para definir a lista definitiva que vai à França.

A Itália estreia na competição no dia 13 de junho, contra a Bélgica, em Lyon. Antes, a Azzurra fará dois amistosos, contra Escócia e Finlândia, nos dias 29 de maio e 6 de junho.

Confira a lista parcial do técnico Antonio Conte para a Euro:

Goleiros: Federico Marchetti (Lazio), Antonio Mirante (Bologna), Marco Sportiello (Atalanta).

Defensores: Lorenzo De Silvestri (Sampdoria), Francesco Acerbi (Sassuolo), Davide Astori (Fiorentina), Leonardo Bonucci (Juventus), Armando Izzo (Genoa), Angelo Ogbonna (West Ham), Lorenzo Tonelli (Empoli) e Davide Zappacosta (Torino).

Meio-campistas: Marco Benassi (Torino), Federico Bernardeschi (Fiorentina), Antonio Candreva (Lazio), Danilo Cataldi (Lazio), Daniele De Rossi (Roma), Stephan El Shaarawy (Roma), Alessandro Florenzi (Roma), Emanuele Giaccherini (Bologna), Jorginho (Napoli), Marco Parolo (Lazio), Roberto Soriano (Sampdoria),

Atacantes: Fabio Borini (Sunderland), Eder (Inter), Ciro Immobile (Torino), Lorenzo Insigne (Napoli), Leonardo Pavoletti (Genoa) e Graziano Pellè (Southampton)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.