FIFA

Senegalesa com experiência na ONU assume secretaria geral da Fifa

É a primeira mulher a ocupar o cargo de secretaria geral da entidade.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Mulher, negra e ativista da ONU: Fatma Samoura, a nova secretaria geral da Fifa
Mulher, negra e ativista da ONU: Fatma Samoura, a nova secretaria geral da Fifa (Divulgação)

MUNDO - A Fifa alcançou um feito histórico nesta sexta-feira (13). Na intenção de seguir promovendo as reformas prometidas em seu programa de governo, o presidente Gianni Infantino anunciou de maneira inédita uma mulher para o cargo de secretaria geral da entidade.

Com 21 anos de experiência em serviços humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU), e integrante do programa de desenvolvimento da ONU na Nigéria, Fatma Samoura terá a missão de tomar frente numa entidade historicamente dominada pela figura masculina.

“É uma mulher com experiência internacional e visão que já trabalhou com questões das mais complicadas nos nossos tempos. Demonstrou sua capacidade de construir e liderar equipes e para melhorar a forma com que funcionam as organizações”, comentou Gianni Infantino durante evento na cidade do México.

“Para a Fifa, o mais importante é que ela entende de transparência e responsabilidade. Isso é o coração de uma organização que funcione bem e de forma responsável. É alguém que vem de fora, trará um ar fresco à Fifa. É alguém novo, nem alguém de dentro, nem do passado”, completou o presidente.

No México desde o início da semana, Gianni Infantino participou das comemorações do centenário do Estádio Azteca, palco da conquista do tricampeonato mundial da Seleção Brasileira, em 1970. Para festejar a data, um amistoso entre ícones do futebol mundial e da seleção mexicana foi organizado, com a presença de nomes como Ronaldinho Gaúcho, Eto’o, Seedorf, entre outros.

Desde quinta-feira, o suíço-italiano presidiu encontros e conversas com os principais líderes das federações filiadas à Fifa. Pela primeira vez no país asteca, essa conferência da Fifa também reinaugurou as conversas sobre o futuro da entidade. Desde maio passado, quando o episódio da prisão dos dirigentes em Zurique ofuscou a imagem da Fifa, um congresso não era realizado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.