Liga dos Campeões

Atlético vence Barcelona por 2 a 0 e vai à semifinal da Liga dos Campeões

Agora, os duelos da semifinal serão decididos por sorteio, que ocorrerá em Nyon, na Suíça.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h33
Em 2014, a equipe de Simeone foi vice-campeã, perdendo a decisão para o Real Madrid, por 4 a 1, na prorrogação.
Em 2014, a equipe de Simeone foi vice-campeã, perdendo a decisão para o Real Madrid, por 4 a 1, na prorrogação. ( Foto: Divulgação / Atlético de Madrid)

SÃO PAULO - O Atlético de Madrid venceu o Barcelona por 2 a 0, no Vicente Calderón, com dois gols de Griezmann, e garantiu a vaga nas semifinais da Liga dos Campeões. Os Colchoneros revertaram a vantagem dos catalães, que haviam vencido em casa, por 2 a 1. Com a vitória, o time da capital alcança às semifinais do maior torneio europeu pela segunda vez em três temporadas. Em 2014, a equipe de Simeone foi vice-campeã, perdendo a decisão para o Real Madrid, por 4 a 1, na prorrogação.

Agora, os duelos da semifinal serão decididos por sorteio, que ocorrerá em Nyon, na Suíça, na próxima sexta-feira (15). O time de Madri se junta a Manchester City, Bayern e Real Madrid para definir os dois finalistas. Os jogos de ida acontecem nos dias 26 e 27 de abril, enquanto as partidas de volta serão em 3 e 4 de maio. A grande decisão da Liga dos Campeões será em Milão, no dia 28 de maio.

O jogo – Logo no início, o time da casa tentou pressionar o adversário, para buscar o gol que precisava para a classificação. Aos 2, Gabi perdeu boa chance, finalizando para fora. Aos 7, foi a vez de Griezmann ter a chance. O francês parou em Ter Stegen. Depois dessas chances iniciais, o Barça conseguiu controlar mais o jogo, mantendo a posse, apesar da forte marcação dosColchoneros. Com 14 minutos, o time de Luis Enrique tinha 78% de tempo com a bola.

Como vem sendo comum nos jogos entre Atlético e Barcelona, a partida foi se tornando mais nervosa a cada minuto. Aos 27, os donos da casa pediram pênalti, em lance envolvendo Carrasco e Piqué, no qual a bola bateu na mão do camisa 3 dos catalães.

Aos 32, em cobrança de falta, Messi deu o primeiro susto no goleiro Oblak, mas a bola passou por cima. Se a equipe de Luis Enrique quase marcou, a de Simeone foi às redes. Saúl cruzou e Griezmann cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar e levando a torcida à loucura no Vicente Calderón. Aos 42, o time da capital quase ampliou, mas o goleiro alemão do Barça fez a defesa em dois tempos.

Com 45 minutos cravados, o juiz Nicola Rizzoli apitou o fim da primeira etapa, e o Atlético foi para os vestiários vencendo por 1 a 0.

Na volta do intervalo, Luis Enrique manteve o mesmo time, confiando em um crescimento do trio MSN, apagado no primeiro tempo. Mas foram os mandantes que assustaram primeiro. Depois de rondarem a área durante os minutos iniciais, Saúl, aos 7, acertou cabeçada no travessão. O susto parece ter acordado o atual campeão europeu, que conseguiu avançar no campo e chegar à área adversária. Assim, o Atlético passou a apostar nos contra-ataques puxados por Griezmann.

O técnico barcelonista resolveu mudar o time, colocando Sergi Roberto e Arda Turan, para as saídas de Daniel Alves e Rakitic, respectivamente. Aos 20, Suárez fez ótima proteção e chutou, mas Oblak defendeu firme. A pressão da agremiação catalã foi aumentando, mas os donos da casa respondiam com solidez defensiva. Em dividida próximo ao gol dos madrilenhos, Godín levou pancada do camisa 9 do Barça e ficou com o olho inchado. O atacante levou amarelo.

Aos 30, foi a vez de Neymar perder a calma e ser advertido depois de acertar chute em Juanfran. Com o nervosismo estampado no rosto dos atletas, o Barça não teve criatividade para furar o bloqueio de Simeone. E aos 41, em jogada de Filipe Luis, Iniesta colocou a mão na bola, dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Griezmann ampliou a vantagem.

Apesar do 2 a 0, o Barcelona podia ter feito o gol que levaria à prorrogação. Aos 45, Gabi colocou a mão na bola, dentro da área. Porém, o juiz marcou falta fora, e Messi chutou por cima do gol. Assim, os mandantes confirmaram a classificação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.