Vitória

Brasil conquista duas pratas em torneio de vela na Espanha

Fernanda e Ana vivem bom momento às vésperas dos Jogos Olímpicos.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
(Foto: Jesus Renedo/Sailing Energy)

ESPANHA - O Brasil conquistou neste sábado duas medalhas no tradicional torneio de vela Princesa Sofia, realizado em Palma de Mallorca, na Espanha. Competindo na classe 470 feminina, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan ficaram com a prata, enquanto o experiente Robert Scheidt também terminou o torneio na segunda colocação disputando a classe Laser. Outros atletas que representarão o país nas Olimpíadas também lutaram por medalha. Marco Grael e Gabriel Borges na 49er, e Jorge Zariff na Finn não tiveram o mesmo sucesso e ambos terminaram na nona colocação.

Fernanda e Ana confirmaram o bom momento que vivem às vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e, após um bronze na etapa de Miami da Copa do Mundo, e o quarto lugar no Mundial de 470, a dupla conquistou mais um bom resultado em uma competição internacional, terminando a regata na sétima colocação, posição suficiente para garantir às brasileiras a segunda colocação geral do torneio.

“Ficamos satisfeitas com o nosso resultado no Troféu Princesa Sofia. Foi mais uma fase de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio. Na próxima semana vamos disputar o Campeonato Europeu, com a participação das principais duplas da classe”, afirmou Fernanda.

Já Robert Scheidt venceu a regata da medalha para terminar em segundo no geral. O experiente velejador brasileiro ficou atrás apenas do neozolandês Andrew Maloney na classe Laser. O croata Tonci Stipanovic fechou o pódio com 72 pontos perdidos. Schedit também começou 2016 com bons resultados, conquistando o título brasileiro de Laser e a etapa de Miami da Copa do Mundo.

“Foi uma boa regata da medalha. Difícil porque o vento estava fraco. Velejei bem principalmente no início da regata, passando na frente já na primeira boia. O croata e o neozelandês acabaram disputando um match race que complicou a vida de ambos, pois terminaram nos últimos lugares. Com isso fui beneficiado e tive espaço para velejar de forma limpa, tanto que venci e ultrapassei o croata na classificação final”, comentou o medalhista de ouro em Atenas 2004.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.