Punição

Comitê de Ética da Fifa suspende três ex-dirigentes do futebol sul-africano

A Fifa ainda não divulgou quais os jogos poderiam ter sido manipulados.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Sedibe é, atualmente, chefe-executivo da Proudly South African.
Sedibe é, atualmente, chefe-executivo da Proudly South African. (Foto: Reprodução)

MUNDO - Três ex-dirigentes do futebol sul-africano foram suspensos do futebol pelo Comitê de Ética da Fifa nesta segunda-feira, por suspeita de envolvimento com manipulação de resultados em amistosos preparatórios para a Copa do Mundo de 2010. Os cartolas banidos foram punidos por mau comportamento e não cooperar com as investigações.

Leslie Sedibe, ex-chefe executivo da Associação Sul-Africana de Futebol (Safa), foi banido por cinco anos e multado em cerca de R$ 73 mil. Steve Goddard e Adeel Carelse, ex-dirigentes da área responsável pela arbitragem, foram sentenciados a dois anos de suspensão. Lindile Kika, ex-presidente da Federação, foi banido em 2015 também por manipulação.

A Fifa ainda não divulgou quais os jogos poderiam ter sido manipulados.

Sedibe, ironicamente, é o atual CEO da companhia Proudly South African, um grupo que busca promover o fortalecimento do mercado interno sul-africano e tem como um de seus princípios “lutar contra o crime e a corrupção”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.