Segurança

França faz simulações para atentados terroristas na Euro

Os testes são realizados pela Polícia Nacional francesa e pelos bombeiros.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34

FRANÇA - A França está se preparando para o pior na Eurocopa. O país ensaia reações diante de hipotéticos atentados terroristas nas sedes que receberão a competição a partir de 10 de junho. Os testes realizados pelos franceses incluem cenários com tiroteios, drones que lançam bombas químicas ou ataques nos espaços habilitados para os torcedores.

Os testes realizados pela Polícia Nacional francesa e pelo corpo de bombeiros são uma forma de prevenir acontecimentos como os do dia 13 de novembro de 2015, quando jihadistas deixaram 130 mortos e centenas de feridos em Paris e seus arredores. No mesmo dia, no Stade de France, França e Alemanha disputavam partida amistosa e que também era alvo dos terroristas.

Os ensaios começaram a cerca de um mês e são feitos com “descrição máxima” nas dez cidades anfitriãs da Euro. Todos os cenários são extremamente precisos e detalhistas como, por exemplo, a simulação de um atentado em Nice com com um drone carregado com uma bomba química que sobrevoa o estádio Allianz Riviera.

Outros casos testados foram um ataque com gases tóxicos de Saint-Étienne; ou tiroteios com fuzis de assalto nas estações de trem de Bordeaux e Marselha. Os outros oito cenários previstos tratam de um ataque aos espaços preparados para os torcedores (fan zone) com uma “substância suscetível de ser contaminável.”

O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, deixou clara ameaça real de um ataque terrorista, mas reiterou que as forças de segurança estão em alerta máximo e se preparam para qualquer ação de estrangeiros ou nativos. “A ameaça nunca foi tão elevada como atualmente”, declarou recentemente Cazeneuve na Assembleia Nacional francesa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.