Fórmula 1

Fórmula 1 discute adotar duas corridas por fim de semana

Mudança na Fórmula 1 ocorreria a partir da temporada de 2017.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
Visando dar mais emoção ao campeonato, F1 estuda duas corridas por fim de semana.
Visando dar mais emoção ao campeonato, F1 estuda duas corridas por fim de semana. ( STUDIO COLOMBO/ PIRELLI)

SÃO PAULO - A Fórmula 1 cogita adotar mais uma medida visando tornar a categoria mais atrativa nos próximos anos. Os organizadores da competição estão discutindo a realização de duas corridas por fim de semana a partir de 2017. Com isso, os autódromos teriam um apelo maior do público também no sábado, quando atualmente ocorre o último treino livre pela manhã e o treino classificatório pela tarde, de acordo com o horário local de cada país.

A situação da Fórmula 1 não é das melhores. A principal categoria do automobilismo mundial não consegue atrair o interesse das novas gerações e a audiência vem caindo nos últimos anos. No modelo atual as disputas começam na sexta-feira, quando os pilotos realizam os treinos livres pela manhã e pela tarde. Na manhã de sábado há um último treino livre e à tarde acontece o treino classificatório para o grid de largada. Já a corrida é realizada no domingo.

A nova proposta que está sendo debatida é de realizar uma outra corrida no sábado, durante a tarde, valendo menos pontos que a tradicional prova do domingo. Com isso, os pilotos teriam duas oportunidades de pontuar no campeonato aos fins de semana. O treino classificatório aconteceria no sábado pela manhã, enquanto os treinos livres continuariam acontecendo na sexta-feira.

A última grande mudança na Fórmula 1 foi feita em 2006, quando decidiram adotar o modelo usado atualmente com três períodos de treino classificatório e a cada período os pilotos com os piores tempos vão sendo descartados. Quem permanece até o último período, o chamado Q3, disputa as primeiras posições do grid.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.