Tênis

Federer vence e está nas semis; Serena passa por Sharapova

Suíço superou tcheco em sets diretos: 7/6, 6/2 e 6/4, em 2h18 de partida.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
Roger Federer provou que segue forte na briga pelo título do Aberto da Austrália.
Roger Federer provou que segue forte na briga pelo título do Aberto da Austrália. (Divulgação)

SÃO PAULO - Roger Federer está nas semifinais do Aberto da Austrália. Na madrugada desta terça-feira o suíço venceu Tomas Berdych por 3 sets a 0, parciais de 7/6, 6/2 e 6/4, em duas horas e 18 minutos de partida. O cabeça de chave número três do torneio confirmou seu favoritismo e agora está apenas a um passo da grande decisão.

O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio. Federer sofreu uma quebra de saque logo no terceiro game, mas conseguiu devolver em seguida, quando Berdych foi pro saque com a vantagem. Com isso, ambos passaram a confirmar seus serviços e levaram o jogo para o tie-break, onde a experiência prevaleceu e ganhou o favorito.

Já no segundo set Federer começou a encaixar mais seu jogo e teve menos dificuldades contra o tenista tcheco. Com um aproveitamento muito melhor nos pontos do primeiro serviço e mantendo uma margem de erro baixa na maioria dos fundamentos, Roger Federer garantiu a segunda parcial, indo ao próximo set mais perto da classificação.

Berdych sinalizou uma reação no terceiro set, quando abriu logo de início 2 a 0, porém, Federer conseguiu devolver a quebra de serviço mais uma vez para igualar o duelo. Posteriormente, o suíço ainda iria mostrar que suas devoluções estão em dia para assumir a frente no placar e se classificar para a próxima fase do Aberto da Austrália.

“Eu estou muito, muito feliz. Tomas tem me causado muitos problemas ao longo dos anos. Ele é um daqueles caras que te faz jogar melhor. Ele tem me vencido nas grandes quadras ao redor do mundo”, comentou Federer após o triunfo sobre Berdych.

Agora, Roger Federer irá encarar Novak Djokovic, que passou venceu Kei Nishikori por 3 sets a 0. A semifinal da outra chave será definida na madrugada desta quarta-feira, quando os outros dois jogos da chave de simples masculina estão programados para acontecer.

Serena

Serena Williams também avançou às semifinais do Aberto da Austrália na madrugada desta terça-feira ao vencer a russa Maria Sharapova por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/1, em uma hora e 33 minutos de jogo. A número um do mundo até teve um primeiro set equilibrado, com a adversária apresentando dificuldades, mas se estabeleceu no segundo set para garantir a classificação para a próxima fase do primeiro Grand Slam do ano.

Maria Sharapova vinha protagonizando grandes partidas até o encontro contra a número um do mundo. Sem muito o que fazer, a tenista russa até começou a partida de maneira contundente, conquistando um breakpoint logo no primeiro game. No entanto, Sharapova não conseguiu manter o nível e aos poucos foi caindo de rendimento, facilitando que Serena virasse o placar e fechasse a primeira parcial.

Buscando não passar o mesmo sufoco que no set anterior. Serena Williams foi muito mais agressiva e, enfim, conseguiu encaixar seu jogo contra Sharapova. A norte-americana permitiu que a rival conquistasse apenas um game durante toda a parcial, o que sinaliza a diferença entre as duas tenistas no último período do jogo.

“Foi super intenso. Ela é incrivelmente intensa, uma jogadora focada, que foi número um do mundo e ganhou vários Grand Slams por uma razão. Quando você joga com alguém tão boa, é preciso ir pra cima, com muita intensidade”, disse Sereana, elogiando a adversária.

Com a vitória, Serena irá enfrentar na semifinal a polonesa Agniezska Radwanska, que passou pela espanhola Carla Suárez Navarro por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/3. A outra chave da semifinal feminina será decidida a partir da noite desta terça-feira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.