Fórmula 1

Para maior proteção, pilotos de F1 pedem cockpit fechado

Algumas escuderias já apresentaram modelos com o cockpit fechado.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Studio Colombo/ Pirelli)

SÃO PAULO - Ao longo dos anos, diversas medidas visando aumentar a segurança da Fórmula 1 vêm sendo implementadas. Desta vez, o presidente da Associação de pilotos da categoria (GPDA), Alexander Wurz, revelou que transformações nos carros visando dar mais proteção às cabeças dos pilotos podem ser implantadas nas próximas temporadas.

Algumas escuderias já apresentaram modelos com o cockpit fechado, sendo o da Mercedes um dos mais observados. Por isso, o dirigente crê que a adoção da medida seja feita de maneira mais rápida.

“A pesquisa que os especialistas da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) fizeram é muito completa e o processo apresentou uma solução clara. Agora, os pilotos sentem que é hora de implementar uma proteção extra. No mais tardar, em 2017”, revelou à BBC.

O projeto pode ser aprovado ainda nesta semana, e Wurz torce para que seja aceito, uma vez que não vê impedimentos para a transformação não ocorrer.

“Obviamente mudanças estruturais são necessárias para os chassis, mas, com prazo de quase um ano, não vejo qualquer técnico sendo contrário a tais melhorias para a segurança, especialmente tendo em conta os últimos grandes acidentes em corridas de monopostos (veículos nos quais só cabe uma pessoa) com ferimentos na cabeça. Portanto, todos os pilotos e eu esperamos que a proteção de cabeça adicional seja obrigatória”, completou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.