Polêmica

Após acusações, diretor geral da Conmbeol nega destruição de arquivos

Acusações, inclusive, estão sendo investigadas pelo FBI e pela Justiça do Uruguai.

Gazeta Esportiva

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
( Foto: Divulgação/Conmebol)

SÃO PAULO - O jornal paraguaio Diario ABC Color, publicou, na última terça-feira (29), reportagem denunciando a ocorrência de irregularidades em relação aos arquivos da Conmebol. Com isso, nesta quinta (31), o diretor geral da entidade, Gorka Villar, divulgou uma nota de esclarecimento negando as acusações feitas pelo veículo.

Segundo o periódico, o dirigente teria entrado na sede do órgão, junto a outros três funcionários administrativos, e apagado provas relacionadas a atos ilícitos nas premiações da Libertadores. As acusações, inclusive, estão sendo investigadas pelo FBI e pela Justiça do Uruguai.

Confira a nota de esclarecimento na íntegra

Ao contrário do que foi publicado em um veículo paraguaio na última terça-feira, informo que continuo exercendo com absoluta normalidade o cargo de diretor geral da Conmebol.

Junto com os membros de minha equipe e com os diferentes assessores jurídicos que assistem a entidade, tenho colaborado ativa e decididamente com as investigações judiciais em curso, preservando e colocando à disposição desde o início toda a documentação em posse da Confederação Sul-Americana de Futebol.

Desta forma, é completamente falsa a afirmação de que tenha ocorrido qualquer irregularidade em relação aos arquivos da Conmebol, como descrito equivocadamente pelo Diario ABC Color. Não roubei nem queimei arquivos, atitudes que não combinam com meu caráter, minha história e minha trajetória na vida e no futebol.

Sobre o fato de terem me visto na instituição à noite, esclareço que meus horários de trabalho respondem estritamente às necessidades da entidade, para a qual dedico o tempo necessário para que o futebol sul-americano siga como protagonista.

Em relação à remuneração pelo cargo de diretor geral, reafirmo que recebo exclusivamente os valores que correspondem, contratualmente, ao exercício dessa função.

Atualmente, todas as operações financeiras da Conmebol encontram-se submetidas a rigorosos controles por meio de serviços independentes de auditoria contratados pela entidade.

Todos esses fatos são comprovados pelo conhecimento e pela participação direta do assessor jurídico, o advogado Alfredo Montanaro, e de toda a diretoria da Conmebol.

Entendi como fundamental fazer este comunicado porque não me foi dado pelo veículo o direito ao Outro Lado, ao contrário do que prega o bom jornalismo, nem são sabidos os interesses do diário em um momento pré-eleitoral na Conmebol.

Sigo à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos e me mantenho totalmente empenhado para colaborar com o crescimento do futebol sul-americano, dentro dos princípios éticos que sempre nortearam meu trabalho.

Gorka Villar
Diretor geral da Conmebol

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.