Jogos Olímpicos de 2016

Atletas russos vão à Olimpíada no Rio apesar de acusações de doping

Em novembro, a Rússia foi acusada de violações na área esportiva e de dopagem falsas.

Agência Brasil*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
Presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Aleksandr Zhukov.
Presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Aleksandr Zhukov. (Foto: Voz da Rússia)

MOSCOU - Apesar de os atletas russos terem se envolvido em um escândalo de doping no mês de novembro, o presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Aleksandr Zhukov, afirmou que os atletas vão aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A afirmação foi feita por Zhukov durante uma entrevista à agência de notícia RIA Novosti.

Entenda o caso

Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) apresentou, no dia 9 de novembro, um relatório no qual a Rússia era acusada de violações na área esportiva, além de dopagem falsas. No relatório, a Wada exigia que o país perdesse o direito de participar da Olimpíada de 2016 e de outras competições sob a égide da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês).

Segundo a representante oficial da chancelaria russa, Maria Zakharova, as acusações são falsas. Zakharova afirma que a Wada trata a Rússia com preconceito, tentando adotar a prática de "punição em massa".

O discurso do vice-presidente da Associação Internacional de Federações de Atletas (IAAF), Sergei Bubka, foi na mesma linha de Zakharova. Bubka defendeu a Rússia e disse ser inaceitável aplicar "punição coletiva" e banir todo um país do esporte mundial.

*Com informações da Sputnik

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.