Eliminatórias da Copa

Equador bate Uruguai e mantém 100% de aproveitamento

Jogando em Quito, os equatorianos assumiram a liderança isolada das Eliminatórias.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Divulgação / Fifa)

QUITO (EQUADOR) - O Equador vem sendo a grande surpresa das primeiras rodadas das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018. Nesta quarta-feira, jogando no Estádio Olímpico de Atahualpa, em Quito, a seleção conquistou mais uma vitória, desta vez sobre o Uruguai, por 2 a 1.

A Celeste não conseguiu vencer a altitude e o veloz ataque equatoriano, comandado por Miller Bolaños. O time da casa saiu na frente ainda no primeiro tempo, com Caicedo. Os uruguaios reagiram e empataram aos dois minutos da segunda etapa, porém, dez minutos depois, Fidel Martínez deu números finais ao duelo.

O resultado mantém os 1000% de aproveitamento dos equatorianos e coloca o time na liderança das Eliminatórias, com nove pontos, ao menos até esta quinta-feira, quando o Chile enfrenta a Colômbia em Santiago e pode ultrapassá-los. Já o Uruguai segue com seis pontos.

Os bicampeões mundiais voltam a campo na próxima terça-feira, contra o Chile, em Montevidéu. Já o Equador visitará a lanterna Venezuela, no mesmo dia, em Ciudad Guayana.

O jogo

Desde o início, o Equador tentou pressionar o Uruguai. Sem a bola, o time da casa marcava a saída de bola, dificultando a vida da equipe celeste. No ataque, Miller Bolaños trazia dor de cabeça à defesa uruguaia, com jogadas de velocidade e finalizações. Tamanho domínio equatoriano mostrava que o gol era questão de tempo. E ele veio aos 23 minutos. Paredes recebeu grande passe de Noboa, cruzou rasteiro e Caicedo mandou para as redes.

O Uruguai cresceu de produção no fim da etapa inicial e, aos 38, levou susto para o gol equatoriano. Após boa troca de passes, Carlos Sánchez recebeu de Lodeiro e bateu rasteiro, de perna esquerda, obrigando o goleiro Domínguez a se esticar todo para defender.

O início do segundo tempo foi eletrizante. Logo aos três minutos, o Uruguai chegou ao empate. Lodeiro cobrou falta da intermediária e achou Cavani, que tocou de cabeça sem chances para o goleiro.

A Celeste quase chegou à virada poucos minutos depois, novamente com Cavani. O camisa 21 recebeu cruzamento na medida de Sánchez da ponta direita e tocou de cabeça no travessão de Domínguez.

Aos oito minutos, o Equador respondeu. Noboa recebeu cruzamento e cabeceou firme no canto, obrigando o goleiro Muslera a fazer um verdadeiro milagre em Quito. Milagre que não se repetiu aos 12 minutos.

O atacante Montero fez bela jogada individual pela esquerda, cortou para o meio e bateu para defesa de Muslera. No rebote, Fidel Martinez estava bem colocado e mandou para o fundo das redes, colocando os equatorianos mais uma vez à frente do marcador.

Os uruguaios tentaram colocar os ânimos no lugar. Óscar Tabarez promoveu a entrada de Diego Rolán no lugar de Lodeiro para dar mais força ao ataque. No entanto, a mudança não deu resultado e o Uruguai pouco criou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.