Eliminatórias

Por reabilitação, Peru recebe embalado Chile em Lima

Peruanos perderam para a Colômbia na estreia das Eliminatórias.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
Eliminado pelo Chile na semifinal da Copa América, Peru de Guerrero busca revanche nas Eliminatórias.
Eliminado pelo Chile na semifinal da Copa América, Peru de Guerrero busca revanche nas Eliminatórias. (Ernesto Benavides)

SÃO PAULO - Embalado pelo título sul-americano e pela vitória sobre o Brasil na estreia das Eliminatórias, o Chile buscar subir mais um degrau rumo à Copa do Mundo da Rússia. Nesta terça-feira, a seleção de Jorge Sampaoli visita o Peru, no chamado “clássico do Pacífico”, e tenta repetir o feito da semifinal da Copa América. Na ocasião, a Roja eliminou o rival e ampliou o jejum peruano, que não supera os chilenos fora de casa desde 1985.

Por sua vez, o time de Ricardo Gareca quer deixar para trás as mágoas da eliminação e conquistar os primeiros pontos para carimbar o passaporte à Rússia. A equipe estreou com derrota por 2 a 0 para a Colômbia, em partida marcada pela apagada atuação de Paolo Guerrero, jogador do Flamengo e principal esperança de gols da seleção.

O ex-treinador do Palmeiras promoveu duas mudanças para encarar os algozes. O lateral-esquerdo Yotún, improvisado no meio-campo contra a Colômbia, retorna à sua posição de origem no lugar de Céspedes. O ídolo Jefferson Farfán se recuperou de lesão e fará dupla com Guerrero no ataque. Já o meia Juan Vargas, ainda sem condições físicas, permanece de fora.

Antes do treino de reconhecimento de gramado no estádio Nacional do Peru, um confiante Gareca passou um recado a seus atletas. O comandante pensar ser responsabilidade do elenco bater o campeão da América em casa. “É nossa obrigação vencer o Chile. Temos que estar convencidos disso. Devemos explorar todas as nossas potencialidades”, afirmou o argentino.

Para conter a ‘potência’ e o ímpeto ofensivo do Peru, Sampaoli deve povoar mais o campo de defesa, escalando Mena na lateral-esquerda. Vidal, recuperado de um incômodo após a vitória sobre o Brasil, está confirmado entre os titulares ao lado de Marcelo Díaz. A dúvida fica por conta do terceiro homem do meio-campo: Valdívia e Matías Fernández são opções para a vaga. O técnico chamou a atenção

Apesar da defesa reforçada, Sampaoli destacou a importância de entrar em campo com uma postura ofensiva, a fim de evitar a pressão dos donos da casa.

“Precisamos ser precisos, e ter maior posse de bola para podermos criar boas chances. Desde que assumimos a seleção, jogamos da mesma forma em todos os lados. Não será diferente desta vez. Vejo um encontro interessante, com variantes ofensivas, e será uma partida divertida de analisar”, completou.

O duelo entre Peru e Chile será nesta terça-feira, às 23h15 (de Brasília), no estádio Nacional. Os chilenos somam três pontos e dividem a liderança com Colômbia, Equador e Uruguai, enquanto os peruanos compartilharam a lanterna com Brasil, Argentina e Bolívia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.