Fórmula 1

RBR pode se despedir da Fórmula 1 em 2016

Os tetracampeões mundiais romperam contrato com a fornecedora de motores.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h38
(Beto Issa / GP Brasil F1)

SOCHI (RÚSSIA) - A RBR vem sofrendo dificuldades para permanecer na Fórmula 1 no próximo ano. Após romper um contrato com a Renault, marca que fornecia os motores para a equipe, mesmo faltando um ano para o fim da parceria, o time tetracampeão mundial procura uma nova marca que possa colaborar com os austríacos para o motor de 2016.

As duas principais concorrentes são justamente quem poderia ajudar a RBR. Entretanto, com medo de tornar a escuderia uma potência novamente, Ferrari e Mercedes não veem com bons olhos fechar um contrato com a Red Bull para ceder motores. Com isso, a equipe corre contra o tempo para resolver o quanto antes a situação.

“Nós possivelmente poderemos ser foçados a se retirar da Fórmula 1. Mercedes e Ferrari se declinaram em ceder motores para nós por medo. Infelizmente nossa relação com a Renault está em estado terminal. Há muito de um casamento em separação em nosso relacionamento, então não temos motor”, disse Adrian Newey, diretor técnico da RBR.

Newey ainda ressaltou que a RBR não aceitará permanecer na Fórmula 1 apenas para fazer número no grid da categoria, por isso procura urgentemente por um motor de qualidade que possa fazer a equipe voltar a brigar pelas primeiras posições nos Grandes Prêmios da próxima temporada: “A RBR não deve permanecer em uma posição no grid apenas para fazer número”.

Por fim, o chefão da equipe quatro vezes campeã mundial com Sebastian Vettel recomendou que a Fórmula 1 poderia ser uma categoria mais equilibrada no automobilismo, com menor disparidade dos motores de cada equipe, o que tornaria a competição mais atraente.

“Dentro do regulamento os motores podem ser mais balanceados, então haveria menos disparidade na performance de cada carro, mas a FIA não vem estando disposta a fazer isso. Nós precisamos voltar para a posição onde todas as equipes possuem acesso a um motor que está com um ótimo rendimento ou perto disso”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.