Futebol

Messi perde pênalti, Suárez marca e Barça vence na estreia do Espanhol

O confronto foi a sexta vez em que bascos e culés se enfrentaram em menos de um ano.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Foto: Andre Gillnea / AFP)

SÃO PAULO - Neste domingo (23), Barcelona e Athletic Bilbao se enfrentaram pela primeira rodada do Campeonato Espanhol 2015/2016, no Estádio San Mamés e, apesar de Messi ter desperdiçado um pênalti, os visitantes venceram o jogo por 1 a 0 com gol de Luis Suárez. O jogo marcou a revanche do Barça contra os donos da casa que, na semana passada, ficaram com o título da Super Copa da Espanha após baterem os Belgranos por 5 a 1 no agregado (4 a 0 no San Mamés e 1 a 1 no Camo Nou).

Ademais, o confronto foi a sexta vez em que bascos e culés se enfrentaram em menos de um ano. Além da disputa do título na última semana, na temporada passada, em La Liga, o Barcelona levou a melhor nos dois jogos – 2 a 0 em casa e 5 a 2 como visitante – e foi campeão da Copa do Rei, em maio, vencendo o Bilbao na final por 3 a 1.

Com o resultado, o atual campeão da Liga das Estrelas, começa com o pé direito a defesa do título. Melhor ainda, com uma vitória com tons de vingança sobre o Bilbao, que além do jogo, perde uma invencibilidade de nove partidas em casa e quebra uma sequência de três triunfos seguidos no San Mamés.

Agora, o Barcelona volta a campo no próximo sábado (29), às 15h30 (Brasília), quando recebe o Málaga no Camp Nou. Já o Athletic Bilbao vai até Ipirúa, enfrentar o Eibar, domingo (30), às 13h30, duelos válidos pela segunda rodada do Campeonato Espanhol.

O jogo

Desde o início da partida, o Barcelona tentava controlar o jogo, mas a pressão exercida pelo Athletic Bilbao fazia com que o Barça tivesse a bola apenas no campo de defesa, onde Mascherano, Vermaelen e Busquets trocavam passes.

Se já não tinha Neymar em campo, em recuperação de um quadro de caxumba, com apenas 18 minutos, os Culés perderam outro brasileiro. No dia em que o lateral esquerdo Jordi Alba voltava ao time após contusão, o lateral direito Daniel Alves sofreu uma falta de Aduriz e machucado, precisou deixar o campo para a entrada de Sergi Roberto.

Na metade do primeiro tempo ocorreu o primeiro lance polêmico no San Mamés. Após um passe de Messi com o peito, a bola bateu na mão de Elustondo e os jogadores do Barcelona pediram pênalti, que não foi marcado pela arbitragem.

Pouco depois, com 29 jogados, novamente os jogadores do Barça clamaram pela penalidade, mas dessa vez foram atendidos. O mesmo Elustondo cabeceou a bola que ficou nos pés de Suárez. O uruguaio foi para cima do zagueiro e caiu na área em um lance duvidoso e assinalado pela arbitragem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.