Pan-Americano

Brasil leva lição de canadenses e disputa bronze com Cuba

Com o resultado, a Seleção Brasileira segue sem vencer a competição desde 1991.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
O Canadá não teve dificuldades em bater o Brasil nas semifinais do basquete.
O Canadá não teve dificuldades em bater o Brasil nas semifinais do basquete. (William Lucas/inovafoto)

TORONTO - O sonho da medalha de ouro acabou para o basquete feminino do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Na noite deste sábado, as comandadas de Luiz Augusto Zanon levaram uma “lição” das anfitriãs, que venceram por 91 a 63, nada menos que 28 pontos de diferença, pelas semifinais da competição.

Com o resultado, a Seleção Brasileira segue sem vencer a competição desde 1991, quando levou o ouro nos Jogos de Havana, através da geração de Hortência e Paula.

Resta ao time nacional a disputa pelo bronze diante de Cuba, eliminada pelos Estados Unidos depois de apertada derrota por 65 a 64. O duelo está marcado para esta segunda-feira, às 17 horas (de Brasília). Já a grande decisão ocorrerá no mesmo dia, mas às 21h45.

A cestinha da partida foi a brasileira Isabela Macedo, com 16 pontos. Ela ainda chegou ao duplo-duplo com 11 rebotes. Tainá Paixão também merece registro, já que anotou 14 tentos. Débora e Kelly ficaram com dez.

Pelo Canadá, destaque para Nirra Fields, detentora de 15 acertos. Lizanne Murphy foi a segunda maior pontuadora do time anfitrião, com 12 tentos.

O jogo

Perdidas em quadra, as brasileiras efetuaram uma marcação frágil no primeiro quarto e não demonstraram poder ofensivo. Empurradas pela torcida, as canadenses não tiveram dificuldades em encestar a laranja e venceram os primeiros dez minutos por acachapantes 22 a 9.

O segundo período começou e a postura brasileira em quadra continuou a mesma. As anfitriãs se infiltravam com facilidade na zona do garrafão do time verde e amarelo, que seguia cometendo erros infantis.

No entanto, o técnico Luiz Augusto Zanon tratou de tranquilizar suas comandadas e o Brasil, enfim, entrou no jogo. Minutos antes do intervalo, a equipe nacional reagiu e perdeu o segundo quarto por apenas um ponto (13 a 2).

Precisando tirar uma diferença de 14 pontos no placar, o Brasil ainda mantinha as esperanças, que foram logo rechaçadas após os dez minutos do terceiro período. As donas da casa voltaram a impor um ritmo forte e aproveitaram bem as inúmeras deficiências da equipe sul-americana. Resultado: uma diferença de 29 pontos favorável ao Canadá (68 a 39).

No último quarto, as anfitriãs relaxaram e permitiram que as brasileiras ainda marcassem 24 pontos, um a mais que as canadenses. Entretanto, não foi o suficiente para ameaçar a incontestável vitória das donas da casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.