Luto na F1

GP do Japão: piloto morre nove meses após sofrer acidente

Foi a primeira morte de um corredor na Fórmula 1 desde Ayrton Senna, em 1994.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
(Foto: Reprodução / Internet)

NICE (FRANÇA) - Nessa sexta-feira (17) foi anunciado o falecimento do piloto Jules Bianchi. O francês sofreu um acidente no GP do Japão de 2014, após colidir com um guidaste e se encontrava em internado desde então. Foi a primeira morte de um corredor na Fórmula 1 desde Ayrton Senna, em 1994.

Com 25 anos, Bianchi sofria de um quadro de lesão axonal difusa, que ocorre quando o cérebro da pessoa se movimenta de forma brusca dentro do crânio. O acidente ocorreu após o piloto bater em um guindaste que havia entrado na pista para remover o carro do piloto Adrian Sutil, que sofrera um acidente pouco antes. Após ser levado para o hospital e submetido a uma cirurgia de quatro horas de duração, ficou em coma no Japão durante dois meses, sendo transferido posteriormente para um hospital em Nice, na França. A notícia de sua morte foi divulgada pela família através das redes sociais.

“Jules lutou bravamente, como sempre fez, mas hoje sua batalha chegou a um fim”, escreveram Philippe e Christine Bianchi, pais de Jules.

A carreira de Bianchi na Fórmula 1 iniciou em 2011, quando o corredor virou piloto de testes da Ferrari. Contratado pela Marussia em 2013, o francês permaneceu na equipe até a ocasião de seu acidente, na última temporada.

O ocorrido foi investigado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que se limitou a comentar que o piloto não havia reduzido a velocidade o suficiente antes de fazer a Curva 7 de Suzuka. O trator com o guindaste mal foi mencionado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.