Copa do Mundo

Investigação faz Fifa adiar definição do país-sede da Copa de 2026

A votação originalmente estava prevista para acontecer em maio de 2017, na Malásia.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42

ZURIQUE - As investigações que desenterram escândalos na Fifa já mudam por completo a rotina da entidade. Após a renúncia de Joseph Blatter, a atenção do mundo faz a instituição adiar a eleição que definirá a sede da Copa do Mundo de 2026. A votação originalmente estava prevista para acontecer em maio de 2017, na Malásia.

“Devido à situação, acho que não há sentido começar qualquer processo de escolha no momento”, admite o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em entrevista coletiva desta quarta-feira. Canadá, Colômbia, Estados Unidos e México são alguns dos interessados em ter a Copa de daqui a 11 anos.

Segundo o jornal New York Times, os investigadores acreditam que foi ele quem autorizou um pagamento feito pela África do Sul que parou no Caribe. Em operação chamada “Programa Legado Diáspora”, o país africano teria dado 10 milhões de euros para a Concacaf em troca dos votos dos associados à entidade. A Fifa nega, alegando que o dinheiro serve apenas para fomentar o futebol na região centroamericana.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos já indiciou 14 pessoas por envolvimento em corrupção na Fifa. Paralelamente, a Suíça investiga as escolhas de Rússia e Catar como sedes dos Mundiais de 2018 e 2022. As duas próximas edições são controversas porque há indícios de que tenha acontecido compra de votos. O mesmo aconteceu na escolha da África do Sul como sede de 2010. O Brasil não é citado em nenhuma investigação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.