Escândalo na Fifa

Representante da Uefa rejeita vice-presidência da Fifa após reeleição de Blatter

Ele afirmou que a decisão de recusar o convite foi motivada pelos "terríveis acontecimentos" ocorridos na última semana.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42

LONDRES - O vice-presidente da Federação Inglesa de Futebol, David Gill, rejeitou assumir uma das vice-presidências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) depois da reeleição de Joseph Blatter para a presidência da entidade.

Por meio de nota, ele afirmou que a decisão de recusar o convite foi motivada pelos “terríveis acontecimentos” ocorridos na última semana. “Não tomei esta ação de ânimo leve, mas os terríveis acontecimentos dos últimos três dias convenceram-me de que não era apropriado para ser membro do comitê executivo da Fifa com a direção atual”, escreveu David Gill.

Nove dirigentes ou ex-dirigentes, e cinco parceiros da Fifa, foram indiciados por associação criminosa e corrupção. De acordo com o órgão, os crimes investigados foram praticados nos últimos 24 anos e movimentou, por meio de pagamento de suborno, mais de US$ 151 milhões, cerca de R$ 465 milhões.

Os investigados foram suspensos pela Fifa de todas as atividades ligadas ao futebol. A acusação surge depois de o Departamento de Justiça dos EUA e a polícia da Suíça terem detido Webb, Li, Rocha, Takkas, Figueredo, Esquivel e Marin na quarta-feira, em um hotel de Zurique, a dois dias das eleições para a presidência da Fifa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.