Campeonato Espanhol

Em festa para Xavi, Barça conquista título do Campeonato Espanhol

A última meia hora da disputada partida surpreendeu.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Reprodução)

BARCELONA - Cumprindo uma tradição, os jogadores do La Coruña entraram em campo antes do Barcelona para formarem um corredor e aplaudirem os campeões espanhóis, com um bandeirão ao fundo em homenagem ao Xavi. A expectativa era de que a postura dos visitantes no Camp Nou em campo não seria diferente, mas os coadjuvantes fizeram dois gols no segundo tempo, empataram por 2 a 2 e evitaram o rebaixamento nesta última rodada.

A última meia hora de partida surpreendeu, já que, até lá, acontecia tudo que se previa, não se limitando à festa com a taça da liga espanhola ou todas as homenagens a Xavi, que fez seu último jogo no estádio do clube que defendeu por 17 anos – o veterano capitão vai para o Catar na próxima temporada. O time da Galícia era um espectador de luxo do toque de bola catalão até os 15 minutos do segundo tempo.

Messi, como de costume, garantia a vitória azul-grená, marcando gols aos quatro do primeiro tempo e aos 14 do segundo. A derrota rebaixava o La Coruña, e o time se jogou à frente. Assim, acabou com a superioridade adversária e foi eficiente. Lucas diminuiu chutando no ângulo do goleiro Masip, aos 21, e Salomão aproveitou rebote de cobrança de falta para empatar, aos 30.

O Barcelona termina o Campeonato Espanhol com 94 pontos, quase três vezes mais do que os 35 do Deportivo La Coruña. Mas a 16ª posição foi até mais comemorada pelo time da Galícia do que o campeão por antecipação que se despediu de Xavi em seu estádio neste sábado.

O jogo

O técnico Luis Enrique decidiu dar chances a jogadores que raramente foram titulares na temporada, entre eles o defensor belga Vermaelen, que fez sua estreia pelo clube, mas não abriu mão de Neymar e Messi. Contava também com o estilo de imposição que tem acompanhado o time, independentemente de quem entra em campo.

O La Coruña não conseguia nem ter ninguém no círculo central. Todos os seus jogadores apenas assistiam à troca de passes dos anfitriões, que iniciaram a partida tocando a bola com mais velocidade e assim, logo aos quatro minutos, Rafinha dominou rebote em defesa do goleiro Fabricio para abrir espaço na grande área e cruzar para Messi abrir o placar em cabeçada firme.

Os visitantes entenderam que não era possível equilibrar a qualidade ofensiva e trataram de se fechar, dando chutão ou buscando um lançamento direto para Lucas ou Salomão tentarem aproveitar algum contra-ataque, mas nem isso era possível. Todos que vestiam azul e grená estavam à vontade, como provou Neymar com um belo chapéu na intermediária. Xavi, dono da festa, desfrutava de intensos aplausos sempre que pegava na bola.

Nesse ritmo, Messi teve um gol anulado aos 13 e, no minuto seguinte, parou em Fabricio, goleiro do La Coruña que executou dois milagres seguidos logo depois, em outra finalização de Messi e no rebote de Pedro. Neymar ainda arriscou bicicleta e Xavi quase deixou a sua marca nos minutos finais do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, o La Coruña, ciente de que a derrota o rebaixaria, continuado dominado nos primeiros minutos e, quando se adiantou, sofreu mais um gol. Aos 14 minutos, Neymar avançou completamente livre e, na cara do goleiro, rolou para Messi tocar no gol vazio.

O jogo parecia fácil e Luis Enrique quis manter o Barça no setor ofensivo. Trocou o zagueiro Vermaelen para colocar Douglas na lateral direita, improvisando o volante Sergi Roberto na zaga. Pareceu acreditar demais na superioridade do time. Tanto que o La Coruña passou a jogar na frente e, já aos 21, diminuiu em golaço de Lucas, concluindo com precisão uma troca de passes na área do time catalão.

Mascherano entrou para reforçar a capacidade defensiva azul-grená, mas o ânimo galego já era maior. Aos 29, Mathieu desviou a bola com o braço na meia-lua e, no rebote da cobrança de falta, Salomão empatou. Era o resultado suficiente para evitar a volta à segunda divisão.

Os minutos finais serviram, então, para Xavi ser intensamente aplaudido de pé ao ser substituído por Iniesta, aos 38 minutos. Nem o toque de bola do homenageado deste sábado seria suficiente para romper a defesa do La Coruña.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.