Copa do Mundo

Fifa anuncia sedes e datas de abertura e jogos de 2018

Estádio Luzhniki, em Moscou, com capacidade para mais de 89 mil espectadores, vai receber o jogo inaugural, no dia 14 de junho.

Portal Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Divulgação/Fifa)

BRASÍLIA - A Fifa anunciou, nesta sexta-feira (20), durante a primeira reunião do ano de seu Comitê Executivo, as sedes dos principais jogos da Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

Diferente do que ocorreu no Brasil – que dividiu as partidas decisivas entre quatro cidades –, duas das 12 sedes concentram os duelos mais importantes.

O estádio Luzhniki, em Moscou, com capacidade para mais de 89 mil espectadores, vai receber o jogo inaugural, no dia 14 de junho, a segunda semifinal, no dia 11 de julho, e a final, no dia 15 de julho.

Durante a reunião do Comitê Executivo da Fifa, em Zurique, na Suíça, foram anunciadas as datas e sedes dos principais jogos da Copa das Confederações de 2017 e da Copa do Mundo de 2018

O estádio de São Petersburgo, a nova Arena Zenit, será palco da primeira semifinal e da disputa do terceiro lugar.

Copa das Confederações

Também já foram escolhidos os locais e as datas das principais partidas da Copa das Confederações, evento-teste disputado em 2017, com a Rússia, a Alemanha, campeã do mundo e as campeãs de cada confederação – apenas a Austrália, que venceu o campeonato asiático, já está classificada; mais cinco vagas seguem em aberto. A abertura e a decisão serão em São Petersburgo: o torneio começa no dia 17 de junho e termina no dia 2 de julho.

A primeira semifinal da Copa das Confederações será em Kazan, no estádio do Rubin Kazan, no dia 28 de junho. No dia seguinte, no Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi, ocorre a segunda semifinal. O único jogo do torneio preparatório em Moscou será a decisão do terceiro lugar, no dia 2 de julho, no Spartak Stadium, casa do Spartak Moscou.

No encontro, o Comitê Executivo também decidiu que o processo para escolher a sede da Copa do Mundo de 2026 deve começar ainda neste ano. Após as denúncias sobre corrupção, compra de votos e favorecimento de candidatura na escolha de Rússia e Catar, que culminaram em uma longa investigação, a Fifa promete mudanças no rito de escolha. A entidade planeja indicar o país anfitrião em maio de 2017.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.